Segurança na operação de empilhadeira

Segurança na Operação de Empilhadeira

Empilhadeiras são ótimas ferramentas para otimizar o trabalho da equipe, o que é sucesso para empresa. De modo geral, as empilhadeiras permitem organizar o estoque de forma mais eficiente. Com a operação de empilhadeira, há uma melhor utilização do espaço e fica mais fácil encontrar os produtos e transitar pelo ambiente de armazenamento. 

Outra grande vantagem de ter uma empilhadeira na empresa é a economia de tempo da equipe e dinheiro, já que o seu trabalho é mais eficiente e econômico. Dessa forma, é possível redirecionar os esforços para melhorar outras áreas da empresa.

Também é uma ótima opção para quem precisa movimentar materiais pesados ou em grande quantidade, evitando acidentes que o transporte de grandes cargas pode causar, garantindo, assim, a segurança dos trabalhadores.

Mas é importante destacar que os operadores de empilhadeira devem ser treinados e supervisionados durante o seu trabalho. Pois empilhadeiras podem se tornar perigosas se não forem utilizadas por profissionais qualificados. 

A Norma Regulamentadora – NR 11 estabelece que todo trabalhador que deva operar equipamentos por conta própria, como empilhadeiras, deve receber treinamento especializado para a função. 

Certas precauções devem ser tomadas para a segurança dos trabalhadores durante o uso deste equipamento e, portanto, para proteger a vida de outras pessoas. Desta forma, algumas medidas devem ser implementadas para que o trabalhador possa estar seguro ao utilizar esta máquina.

É preciso CNH para conduzir empilhadeira?

De acordo com a norma NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, “os operadores de equipamento de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível” (NR 11.1.6).

No entanto, o termo habilitado causa dúvidas em relação à condução de empilhadeiras. Isso acontece, pois a norma se refere a um treinamento específico, e não necessariamente à habilitação CNH.

Entretanto, algumas instituições que emitem o certificado para conduzir empilhadeiras exigem a CNH para a realização da formação.

O curso NR 1, como é chamado, pode ser feito online e de forma gratuita, mas também encontramos opções pagas. O curso tem uma carga horária estipulada de 40 horas. Podendo ser feito de forma rápida.  

Dicas de segurança na operação de empilhadeira

  1. Somente os trabalhadores treinados e capacitados podem operar empilhadeiras; em hipótese nenhuma outro profissional poderá fazer uso da máquina.
  2. As empilhadeiras devem ser devidamente inspecionadas todos os dias, e caso seja constatada alguma avaria, os reparos devem ser feitos imediatamente (nunca deixe  o problema para ser resolvido para outra hora, pois coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas); 
  3. Não desvie os olhos da pista em que está conduzindo a empilhadeira (sempre preste atenção ao seu entorno e desloque-se apenas quando todo o perímetro estiver no seu campo de visão); 
  4. Verifique sempre se buzinas, freios, pneus e todos os demais controles estão em perfeito estado de funcionamento e se as correntes e controles não estão muito frouxos; 
  5. Conduzir a uma velocidade adequada às condições prevalecentes (praticar condução defensiva); 
  6. Se estiver em superfícies molhadas ou escorregadias, desça; 
  7. Não leve outras pessoas para a empilhadeira, a menos que o veículo tenha um assento de passageiro. (é muito irresponsável deixar outra pessoa andar na máquina); 
  8. Nunca ultrapasse a capacidade de carga do caminhão; 
  9. Não conduza o caminhão em rampas, use marcha-atrás; 
  10. Transporte sempre o mastro de elevação inclinado para trás para evitar que a carga deslize; 
  11. Amarre cargas soltas para estabilidade; 
  12. Não conduza cargas pesadas, levante ou abaixe a carga somente com o caminhão parado; 
  13. Preste sempre atenção aos sinais de aviso e de trânsito; 
  14. Preste atenção às alturas das portas e tetos; 
  15. Ao passar por uma porta, caminhe devagar para que os outros saibam que você está chegando; 
  16. Lembre-se que a buzina é para sinalizar sua presença, não um brinquedo para brincar; 
  17. Ao retirar a estrutura de armazenamento e colocar a carga sobre ela, utilize o estacionamento; 
  18. Desligue o caminhão completamente  quando não estiver em uso e nunca se esqueça de acionar o freio de estacionamento.

 

Coloque em prática!

Infelizmente, apesar de todas essas informações, muitos acidentes ainda acontecem. E, para diminuir esse número, é muito importante que o motorista e as pessoas do ambiente sigam rigorosamente todas as recomendações para que a segurança seja sempre mantida! 

Ser atropelado por uma máquina pesada pode causar ferimentos leves e morte à vítima. 

Em caso de acidente, informe sempre seu superior para que sejam tomadas as providências necessárias tanto para a vítima quanto para controlar possíveis danos ao equipamento. 

Para a segurança pessoal do responsável pelo uso da máquina, é importante que: 

  •  Não dirija com as mãos molhadas ou oleosas; 
  •  Use sapatos sem graxa; 
  •  Mantenha sempre as mãos no volante; 
  •  Permaneça totalmente no dispositivo. 

Recomenda-se também que os trabalhadores que utilizam a empilhadeira há muito tempo façam um curso de atualização/renovação. Dessa forma, possíveis vícios e erros operacionais podem ser corrigidos e novas e importantes informações relacionadas à operação podem ser divulgadas. 

Aja sempre com responsabilidade, proteja sua vida e cuide dos outros!

Que tal melhorar a logística da sua empresa ainda hoje? Conheça a empilhadeira Paletrans PT1654, uma máquina elétrica patolada com tração e elevação acionadas eletricamente.

Menu