Qual a importância do Fulfillment para o e-commerce?

qual a importância do fulfillment para o e-commerce

Fulfillment é um termo que está se tornando cada vez mais comum no universo do e-commerce, e isso não é por acaso. O processo é essencial para manter seu negócio online saudável, relevante e respeitável. Afinal, o processo de logística de atendimento engloba todas as etapas do negócio online, desde o recebimento de um produto até o feedback sobre o serviço oferecido.

Se você ainda não sabe o que é fulfillment e os benefícios que ele traz para o comércio eletrônico, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos o que é um bom processo de atendimento e quais são seus benefícios.

O que é Fulfillment

A palavra “fulfillment” vem do vocábulo inglês que significa “cumprimento” e refere-se ao processo logístico associado ao e-commerce, desde a separação do armazém até a entrega final aos clientes. É composto pelas seguintes atividades:

  • Faturamento e relatórios;
  • Gerenciamento de estoque completo.
  • Recebimento e preparação de pedidos;
  • Rastreio e distribuição de entregas;
  • Suporte ao cliente; 
  • Troca e Devolução.

De forma prática para negócios de e-commerce, o fulfillment é uma importante solução que visa a experiência de compra do cliente, atendendo o cliente com eficiência e entregando seu pedido de maneira confiável e precisa. É possível garantir a sua satisfação. Nenhum cliente gosta de atrasos, principalmente quando o comportamento pós-pandemia mudou e ele está mais exigente. 

O que é realmente importante para o cliente? 

Hoje, ele espera experiência premium. Portanto, envolve entrega flexível e comunicação livre de erros entre vários fatores.

Os benefícios do fulfillment para o e-commerce

Esse processo de logística de comércio eletrônico é indispensável para os varejistas digitais. Bem feito, traz muitos benefícios para empresas e consumidores que esperam maior qualidade na fase de compra.

Confira abaixo os principais benefícios da estratégia de fulfillment.

Prazos de entrega mais curtos 

Empresas especializadas em atendimento contam com equipes mais fortes, logística especializada, equipamentos de última geração e sistemas de informação especializados. 

É assim que os processos de marketing de produtos online se tornam mais eficientes e rápidos. Além disso, essas empresas consolidam um grande fluxo de negócios porque atendem diversos clientes. Assim, eles podem tornar a jornada da chegada do produto à entrega muito mais profissional e flexível. Com um grande volume de entrada e saída, os custos operacionais também se tornam mais favoráveis. 

Descentralização do Armazém 

Se o volume de pedidos for grande, dependendo do modelo de negócio online, é necessário um grande espaço físico para garantir uma boa gestão do armazém. Portanto, os custos com espaço físico, equipamentos, pessoal e transporte são custos significativos para os negócios da Internet. Coordenar e garantir uma boa gestão de estoques também é um fator que exige logística, mão de obra e pessoal especializado. 

 A descentralização do armazém é, portanto, um fator que pode se tornar um diferencial competitivo, reduzindo custos e aumentando a qualidade do serviço. 

Descarte de Estoque 

Uma parte importante de uma boa venda é um estoque bem administrado para garantir a entrega dos produtos adquiridos. Se uma compra for realizada e o produto não estiver disponível na loja online, muitas vezes devido à má gestão do estoque, os efeitos negativos podem influenciar outros consumidores a escolherem lojas online concorrentes. 

Assim, quando os estoques se esgotam, o empreendedor digital sofre um prejuízo financeiro e também arrisca a credibilidade da empresa, que levará muito tempo para se recuperar adequadamente. 

Satisfação do consumidor 

 A satisfação do consumidor é uma preocupação importante para as empresas, especialmente em uma competição como negócios online. Ao garantir um serviço de fulfillment , o empresário pode assim assegurar aos consumidores que os erros são minimizados e que as etapas logísticas da operação são realizadas com profissionalismo. A estratégia auxilia, assim, tanto a logística da empresa quanto a experiência de compra do cliente.

Reduzir Condições

Receber, classificar, armazenar, embalar, conferir, enviar e gerenciar a logística reversa exige muito esforço e mão de obra. Portanto, a existência de empresas parceiras nesse processo é uma boa escolha. 

A empresa que fornece o fulfillment já possui funcionários que entendem do negócio e trabalham apenas nesses tipos de processos. Desta forma, a economia financeira é imediatamente percebida por empresas que adotam esse serviço. 

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Quais são as etapas de fulfillment

Agora que sabemos o que é fulfillment e qual a importância dessa logística para o bom funcionamento das vendas online, é preciso entender com mais precisão o que é cada etapa da logística de vendas e entrega produtos digitais. Dê uma olhada abaixo!

Estoque

A primeira etapa da operação consiste em armazenar os bens adquiridos na loja online. 

Esta fase de armazenamento pode ocorrer em instalações próprias ou alugadas. 

O mais importante é que os produtos estejam em boas condições de armazenamento para evitar danos. 

Gerenciar esse estoque é essencial para a gestão de produtos e e-commerce para garantir a disponibilidade aos compradores digitais.

Separação

A triagem é organizada por tamanho, modelo e cor após a compra realizada na loja online. 

Requer muita atenção, para que os produtos sejam rapidamente colocados no armazém e classificados de acordo com o pedido, para que não haja erros. 

Caso contrário, você terá que lidar com a logística reversa e seus efeitos negativos nos negócios. 

Embalagem 

 A embalagem é uma etapa que garante que o produto chegue ao consumidor final em excelentes condições. 

Por isso, é preciso escolher o material certo e garantir maior eficiência nesta etapa com ferramentas automáticas e especiais. 

Caso contrário, o produto pode ser danificado ou o prazo de entrega pode ser estendido se for feito manualmente. 

Transporte 

Devidamente separados e embalados, os produtos devem ser enviados ao cliente. 

Neste caso, a loja online deverá levar o produto embalado até a transportadora ou correios. 

O mercado consumidor agora exige tecnologia de rastreamento de produtos de qualquer maneira.

Pós-venda 

Pós-venda é o momento de coletar informações sobre todos os processos de negociação, desde a venda na loja virtual até a entrega ao consumidor final. 

A satisfação com o modelo de compra e entrega é essencial para a continuidade dos negócios.

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Provedores de Serviços de Atendimento Para Fulfillment

Empresas de comércio eletrônico que já estão pensando em encontrar um parceiro de logística de atendimento, aqui estão alguns dos principais nomes. 

Alguns marketplaces famosos também fazem esses processos, confira! 

Aplicativo Amazon 

A partir de 2020, a logística da Amazon atua no Brasil e trata de todas as fases de recebimento, gerenciamento, coleta e expedição de produtos. 

Além disso, a empresa oferece suporte ao cliente, produtos compatíveis com a Amazon e muito mais. 

Fulfillment Mercado Livre 

Envios Full Market oferece uma opção de atendimento e-commerce que funciona com a empresa. 

Além de oferecer suporte, também oferece entrega rápida, atendimento ao cliente e crédito para aumentar o estoque.

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Implementação do Fulfillment

Existem técnicas e práticas eficazes que ajudam o e-commerce a otimizar os resultados desse processo logístico. As empresas que não terceirizam seu serviço de entrega devem seguir essas melhores práticas. No entanto, as empresas com sócios não devem ignorar as seguintes práticas. 

Dê uma olhada abaixo! 

Uma plataforma de e-commerce robusta 

Uma boa plataforma de e-commerce deve ser capaz de se integrar com ERPs, isso é um software que ajuda a gerenciar e integrar os diferentes processos do seu negócio, facilitando a gestão da sua loja virtual. E softwares de gestão de estoque. Assim não terá problemas como vender um produto que não está mais disponível em estoque.

Faça uma boa gestão de estoque 

Como você pode ver, garantir uma gestão de estoque eficaz é um fator crucial para o bom desenvolvimento das compras online. 

Os produtos devem estar sempre disponíveis, a embalagem deve garantir a integridade dos produtos e os prazos de entrega devem ser observados. 

Bons canais de atendimento 

Um bom atendimento faz parte do bom gerenciamento de implantação. 

Em todas as etapas, é necessário garantir que os consumidores entendam em que etapa está a compra, principalmente no rastreamento da mercadoria durante o transporte e no pós-venda. 

Terceirização de mão de obra 

Dependendo do volume de vendas, a empresa terceirizada pode tornar o processo logístico de entrega mais eficiente. 

Se sim, procure referências e empresas especializadas nesse tema. 

Esse tipo de prática é mais barato do que contratar novos funcionários. Quando o volume de vendas é maior em épocas de pico, como Natal e Black Friday.

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Conclusão 

A implementação do fulfillment não é uma estratégia fácil, mas com cuidado e atenção e foco nos esforços de otimização, pode funcionar muito bem e garantir a satisfação e fidelização dos clientes. 

Seja você próprio ou terceirizado, um processo de envio bem estruturado pode impactar a  experiência do cliente em sua loja online.

Quer saber como melhorar a logística do seu e-commerce? Veja nosso artigo.

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