Na logística convencional, uma empresa faz o planejamento de distribuição de mercadorias com o foco nas atividades de fabricação, distribuição e consumo. Logo, a logística reversa segue o caminho contrário da logística convencional, incluindo em suas principais etapas o descarte correto do produto.
Diversos negócios vêm adotando essa atividade, um exemplo são gigantes de tecnologia como a Apple e Samsung que disponibilizam postos para o descarte de seus produtos. Assim, o consumidor entrega os resíduos dos produtos que utilizou nos lugares definidos pelo setor de logística reversa.
Neste texto explicaremos quais são as empresas que devem aplicar a logística reversa, quais são as principais etapas desse tipo de logística e quais são as suas vantagens para a empresa.
O que é logística reversa
Nos últimos anos, o poder público e as empresas vêm se preocupando com o impacto do descarte incorreto de resíduos para o meio ambiente. O conceito de logística reversa surgiu na Europa há mais de 30 anos, e é aplicado no Brasil pela Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2010, sendo o:
“instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” (Lei 12.305)
A logística reversa é aplicada tanto no momento de pós-venda, quando há defeitos na mercadoria e o lote precisa ser recolhido ou quando o consumidor decide devolver a mercadoria (procedimento comum em compras online), quanto no momento pós-consumo, quando o consumidor final descarta os resíduos do produto após o seu uso.
De fato, não é apenas o meio ambiente que se beneficia com a aplicação das etapas de logística reversa, o sistema também pode favorecer empresas.
Embora muitos acreditem que a prática da logística reversa consiste em um gasto maior do que a logística convencional, na verdade, esse tipo de logística pode gerar economia com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados de maneira incorreta. A aplicação correta da logística reversa faz bem tanto para o meio ambiente quanto para a empresa.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Como o descarte correto de algumas substâncias é algo prioritário, a logística reversa é uma obrigação para alguns setores. Em 2010, foi aprovada a Lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos responsabilizando os geradores e o poder público pelo descarte correto de resíduos sólidos. Segundo o Art. 33 desta lei, são obrigados a implementar e estruturar o sistema de logística reversa os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
“I – agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;
II – pilhas e baterias;
III – pneus;
IV – óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
V – lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;”
A lei se aplica a empresas de todos os tamanhos e, mesmo que a sua empresa não seja obrigada a implementar a logística reversa, é vantajoso investir nesse tipo de estratégia. Vamos mostrar os motivos neste artigo.
Principais etapas da logística reversa
Dentro da logística reversa existem três responsáveis: os fabricantes e distribuidores; o consumidor final e o poder público. Cabe ao consumidor fazer o descarte correto dos resíduos, buscando por postos de coleta autorizados ou separando o lixo para a coleta seletiva.
Os fabricantes e distribuidores devem facilitar o acesso do consumidor a esses postos de coleta, além de fazer a gestão ambiental correta dos resíduos, principalmente em caso de produtos tóxicos. Enquanto o poder público tem a tarefa de fiscalizar todo o processo, além de educar a população sobre o descarte correto dos materiais.
As principais etapas da logística reversa são:
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Conscientização
Cabe tanto ao poder público quanto aos produtores e distribuidores fazer a conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos. Isso pode ser feito através de campanhas e orientações de descarte.
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Devolução
Após ser conscientizado, o consumidor vai até os postos de coleta para descartar os resíduos. Isso pode ser feito através de coletas seletivas, pontos de coleta, entrega do material para ONGs parceiras, etc.
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Pontos de coleta
Os distribuidores e comerciantes devem manter pontos de coleta em seus estabelecimentos, facilitando o descarte e a retirada desse material pela empresa. Assim, uma empresa pode incluir a coleta dos resíduos no mesmo processo de distribuição dos produtos.
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Coleta
O fabricante faz a coleta do material nos pontos de coleta, centros de coleta seletiva ou ONG parceiras. Em caso de ONGs ou centros de coleta seletiva, o produtor já consegue recolher o material selecionado e separado corretamente.
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Reciclagem ou descarte adequado
Então começa o processo de reciclagem desse material, que poderá ser aproveitado para novas embalagens ou produtos. O que não pode ser reciclado deve ser descartado de maneira correta, seguindo as exigências da Vigilância Sanitária.
Vantagens de implementar a logística reversa
Aplicar a logística reversa não é tão complicado quanto parece. Para implementá-la é necessário repensar os processos de recolhimento e separação dos materiais, o que pode ser feito por empresas terceirizadas ou por ONGs e Coletivos de Catadores. Veja as principais vantagens em implementar a logística reversa:
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Aumento da qualidade de vida dos cidadãos
Com a logística reversa você aumenta a perspectiva de uma vida mais sustentável e saudável para todos, ajudando a melhorar a qualidade de vida de toda a população.
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Geração de recursos sustentáveis
A logística reversa gera recursos sustentáveis, já que recolhe resíduos que podem ser reaproveitados em novos produtos
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Aumento de vida útil dos aterros sanitários
Menos resíduos vão para os aterros sanitários e isso aumenta sua vida útil, evitando a abertura de novos espaços para esse fim.
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Agrega valor
Cada vez mais os consumidores estão buscando por marcas que se responsabilizem por políticas sustentáveis. Assim, sua marca e seu produto agregam valor por implementarem uma medida sustentável como a logística reversa.
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Redução de gastos
Se bem aplicada, a logística reversa traz a possibilidade de reutilização de componentes ou de matéria prima, reduzindo os gastos com a compra de novos insumos. Também é possível vender esse tipo de material para outras empresas que o utilizam.
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