6 tendências de logística para 2022

tendências de logística para 2022

Se antes a logística era responsável apenas pela movimentação de mercadorias, agora é uma área ainda mais complexa. Com as novas necessidades do mercado, estar atento às tendências se tornou mais importante do que nunca. Empresas que querem se desenvolver no segmento precisam acompanhar as transformações para poder oferecer serviços de forma adequada. Confira a seguir algumas das principais tendências de logística para 2022. 

 

6 tendências de logística para 2022

1. Embalagens sustentáveis

A poluição do planeta nunca esteve tão preocupante. Segundo o Fórum Econômico Mundial de Davos de 2018, os oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050. Com essa preocupação em mente, empresas buscam cada vez mais diminuir a produção de lixo. 

Assim, uma das tendências logísticas mais fortes para 2022 é o uso de alternativas sustentáveis para packing. Reduzir o uso de plásticos descartáveis é o grande desafio dos gestores. Fita adesiva de plástico, bolinhas de isopor, sacos de ar, plástico bolha e outros materiais utilizados para proteger as mercadorias dão lugar a embalagens biodegradáveis. Algumas das alternativas mais utilizadas são flocos de milho, fécula de batata e papel reciclado. 

2. Logística reversa 

Você provavelmente já descartou pilhas em algum posto de recolhimento. Isso faz parte do processo de logística reversa, outra grande tendência que vem ocupando um espaço significativo no mercado. Essa ação tem o objetivo de garantir que produtos e embalagens recebam um fim adequado. 

Na logística reversa, as empresas disponibilizam locais para que o consumidor descarte itens de maneira mais sustentável. Pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos, medicamentos, embalagens e outros resíduos poluentes podem ser recolhidos pelos mesmos veículos que realizam a entrega dos produtos. Os itens devolvidos podem ser reutilizados ou reciclados. Assim, a logística reversa pode ser extremamente lucrativa!

3. Entrega por drones

A entrega de mercadorias através de drones pode parecer algo tirado diretamente dos filmes de ficção científica futurista. Mas a verdade é que se trata de uma realidade cada vez mais próxima do dia a dia do consumidor. 

Drones são mini aeronaves que podem voar independente da pilotagem humana. Isso significa um grande potencial para agilizar entregas, reduzir a emissão de gases poluentes e ainda reduzir o tráfego de veículos nas cidades. Outro ponto positivo é a redução de custos, já que o operador pode atuar de forma remota com o equipamento.

Essa inovação ousada pode ter ramificações em diversos setores da economia. No Brasil, já existem casos de entregas de medicamentos através de drones. E no mundo, essa tecnologia vem sendo testada para transporte de órgãos de transplante entre hospitais. O futuro já chegou!

4. Automatização

A automatização é um dos processos mais bem consolidados como tendência para o desenvolvimento logístico. E não é por acaso! Automatizar atividades traz muitos benefícios para sua empresa, desde aumento na produtividade, otimização de recursos financeiros e redução das falhas pelo fator humano. Dessa forma, é possível ganhar mais potencial competitivo.

 Existem muitas formas de incorporar a automatização de processos na sua empresa. A mais conhecida é a implantação de sistemas em nuvem para gerenciamento de logística e estoque. Esse tipo de tecnologia ajuda a fazer uma administração mais assertiva dos itens armazenados e da sua movimentação. 

Outro ponto importante é o investimento em ferramentas de trabalho, como as empilhadeiras, que diminuem o esforço humano necessário para as atividades de trabalho e ainda oferecem um ambiente mais seguro para os funcionários.

5. ESG: Environmental, Social and Governance

Uma das mais novas necessidades do mercado é o reposicionamento das empresas em relação à própria responsabilidade social e ambiental. Tanto por parte dos investidores e acionistas quanto pelos próprios consumidores, os valores de meio ambiente, sociedade e governança, também conhecidos por ESG, agora pautam as estratégias de mercado de diversas companhias.

Se antes as empresas se norteavam pelos benefícios de seus produtos, agora as preocupações com a sustentabilidade e o bem-estar social agora são prioridade. Não basta oferecer um bom produto ou prestar um bom serviço, é preciso estar de acordo com valores importantes para o público para se manter em destaque no mercado. 

Nesse sentido, as operações logísticas voltadas para a preservação dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Isso significa otimizar processos de trabalho, adotar medidas sustentáveis e reinventar estratégias para oferecer uma experiência mais humana.

6. TX: experiência total

E quando falamos em experiência, a maioria das pessoas pensa apenas no caminho do cliente em contato com a empresa. Porém, a tendência logística para os próximos anos é a preocupação com a experiência total ou TX. Trata-se de um conjunto de experiências: usuário, cliente, funcionário e multi experiência. 

Assim, é possível criar um ambiente de trabalho em que todas as equipes produtivas estão preparadas para entregar qualidade em todos os níveis da cadeia de suprimentos.

Quanto os processos logísticos são monitorados de perto, é possível fazer melhorias para oferecer serviços cada vez melhores para o consumidor. Saiba mais sobre como a logística pode otimizar a experiência do cliente.

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