Muitos empreendedores se preocupam apenas com o operacional da empresa, com o objetivo de vender mais e aumentar a lucratividade. Porém, nada disso é possível sem um bom planejamento financeiro.
Um bom planejamento financeiro permite ter o conhecimento necessário para tomar decisões assertivas para o negócio. Nesse sentido, o CMV é um dos cálculos mais importantes para precificar produtos da maneira correta e garantir os lucros da empresa.
Neste artigo, você vai entender por que é tão importante calcular o custo de mercadoria vendida com precisão e como um bom controle de estoque pode fazer toda a diferença.
O que é CMV ou custo de mercadoria vendida?
A sigla CMV significa Custo de Mercadoria Vendida. Trata-se da soma dos custos para comprar, produzir, armazenar e vender um certo produto para transforma-lo em lucro. O CMV é um indicador de performance operacional, isto é, indica quanto a empresa gasta para manter suas principais atividades.
O CMV é um dado importante para:
- Precificar produtos de forma eficiente
- Identificar os produtos mais rentáveis
- Dimensionar os custos relacionados à produção e distribuição de mercadorias
- Fazer o balanço contábil
- Analisar a saúde financeira da empresa
- Determinar o lucro bruto da empresa
Pegamos como exemplo uma loja de roupas que compra as camisetas de um fornecedor externo. Os gastos com aquisição das peças, armazenamento e transporte compõem o CMV.
Como calcular o CMV
Calcular o custo de mercadoria vendida envolve diversas variáveis importantes, como o custo de aquisição da matéria prima, os serviços realizados sobre os produtos, o lucro das vendas, o capital envolvido na logística e o custo das mercadorias não vendidas.
A fórmula mais simples considera três elementos:
- Valor do estoque inicial (EI)
- Compras (C)
- Valor do estoque final (EF)
Assim, o cálculo do CMV é feito da seguinte forma:
CMV = EI + C – EF
Vale destacar que os valores podem variar de acordo com uma série de fatores, por isso o CMV deve ser calculado considerando as compras feitas em um certo espaço de tempo. Além disso, o valor do estoque final deve ser subtraído porque representa as mercadorias não vendidas.
CMV x CPV x CSV
É bastante comum que as pessoas confundam as siglas CMV, CPV e CSV. De fato, esses indicadores são bastante parecidos, porém, cada um deles avalia custos e processos diferentes. Veja a seguir:
- Custo de Mercadoria Vendida (CMV): custo de compra, transporte e venda de mercadorias.
- Custo dos Produtos Vendidos (CPV): custos dos bens produzidos na empresa.
- Custo dos Serviços Vendidos (CSV): custos da prestação de serviços.
Faça uma gestão de estoque eficiente
Pense bem: se você não sabe quanto tempo um item fica parado no armazém, como vai conseguir calcular os custos com estocagem? É impossível! Esse é apenas um entre muitos exemplos da relação entre a gestão de estoque e o custo de mercadoria vendida. Por isso, não é possível calcular o CMV certo sem um controle de estoque assertivo.
Para ajudar você a não errar na gestão, selecionamos algumas dicas importantes. Confira a seguir:
1. Automatize processos
Automatizar processos é o primeiro passo para fazer um controle de estoque certeiro. Quanto mais você depende da tecnologia para gerenciar informações e realizar atividades, menor o risco de falhas humanas atrapalharem a sua operação. Portanto, não deixe de investir em softwares, ferramentas e máquinas para otimizar o trabalho da sua equipe.
2. Cuide do espaço de armazenamento
Muitas pessoas acreditam que cuidar do espaço de armazenamento só é importante quando se trata de itens perecíveis. No entanto, manter o armazém limpo e bem organizado é essencial para todos os segmentos de mercado. Tomar os cuidados adequados com o estoque ajuda a evitar a perda de mercadorias, melhora a qualidade de vida no trabalho e favorece a produtividade.
Saiba como evitar a perda de produtos no estoque.
3. Mapeie processos para melhora-los
Quando uma etapa apresenta falhas, isso pode prejudicar todo o fluxo de trabalho, atrasando entregas, prejudicando a qualidade das atividades e reduzindo a produtividade. Por esse motivo, empresas que querem crescer e se desenvolver no mercado devem estar sempre preocupadas em mapear e melhorar processos.
4. Integre as operações da empresa
De nada adianta otimizar processos se os setores da sua empresa trabalham de forma desconexa. Em vista disso, desenvolver operações integradas é fundamental para garantir a sinergia da equipe e a padronização de processos ao longo de todo o fluxo de trabalho. Isso é importante não só para manter a qualidade dos serviços prestados, como também para garantir um ambiente de trabalho seguro.
Fazer o gerenciamento de processos do negócio é uma tarefa indispensável, mas que pode ser complicada. Entenda como o BPM pode ajudar você a melhorar a rotina de trabalho da sua empresa para conquistar melhores resultados.