Custo de Mercadoria Vendida (CMV): o que é e como calcular

CMV Custo de Mercadoria Vendida

Muitos empreendedores se preocupam apenas com o operacional da empresa, com o objetivo de vender mais e aumentar a lucratividade. Porém, nada disso é possível sem um bom planejamento financeiro. 

Um bom planejamento financeiro permite ter o conhecimento necessário para tomar decisões assertivas para o negócio. Nesse sentido, o CMV é um dos cálculos mais importantes para precificar produtos da maneira correta e garantir os lucros da empresa. 

Neste artigo, você vai entender por que é tão importante calcular o custo de mercadoria vendida com precisão e como um bom controle de estoque pode fazer toda a diferença. 

O que é CMV ou custo de mercadoria vendida?

A sigla CMV significa Custo de Mercadoria Vendida. Trata-se da soma dos custos para comprar, produzir, armazenar e vender um certo produto para transforma-lo em lucro. O CMV é um indicador de performance operacional, isto é, indica quanto a empresa gasta para manter suas principais atividades. 

O CMV é um dado importante para:

  • Precificar produtos de forma eficiente
  • Identificar os produtos mais rentáveis
  • Dimensionar os custos relacionados à produção e distribuição de mercadorias
  • Fazer o balanço contábil
  • Analisar a saúde financeira da empresa
  • Determinar o lucro bruto da empresa

Pegamos como exemplo uma loja de roupas que compra as camisetas de um fornecedor externo. Os gastos com aquisição das peças, armazenamento e transporte compõem o CMV. 

Como calcular o CMV

Calcular o custo de mercadoria vendida envolve diversas variáveis importantes, como o custo de aquisição da matéria prima, os serviços realizados sobre os produtos, o lucro das vendas, o capital envolvido na logística e o custo das mercadorias não vendidas.

A fórmula mais simples considera três elementos:

  • Valor do estoque inicial (EI)
  • Compras (C)
  • Valor do estoque final (EF)

Assim, o cálculo do CMV é feito da seguinte forma:

CMV = EI + C – EF

Vale destacar que os valores podem variar de acordo com uma série de fatores, por isso o CMV deve ser calculado considerando as compras feitas em um certo espaço de tempo. Além disso, o valor do estoque final deve ser subtraído porque representa as mercadorias não vendidas. 

CMV x CPV x CSV

É bastante comum que as pessoas confundam as siglas CMV, CPV e CSV. De fato, esses indicadores são bastante parecidos, porém, cada um deles avalia custos e processos diferentes. Veja a seguir:

  • Custo de Mercadoria Vendida (CMV): custo de compra, transporte e venda de mercadorias.
  • Custo dos Produtos Vendidos (CPV): custos dos bens produzidos na empresa.
  • Custo dos Serviços Vendidos (CSV): custos da prestação de serviços. 

Faça uma gestão de estoque eficiente

Pense bem: se você não sabe quanto tempo um item fica parado no armazém, como vai conseguir calcular os custos com estocagem? É impossível! Esse é apenas um entre muitos exemplos da relação entre a gestão de estoque e o custo de mercadoria vendida. Por isso, não é possível calcular o CMV certo sem um controle de estoque assertivo. 

Para ajudar você a não errar na gestão, selecionamos algumas dicas importantes. Confira a seguir:

1. Automatize processos 

Automatizar processos é o primeiro passo para fazer um controle de estoque certeiro. Quanto mais você depende da tecnologia para gerenciar informações e realizar atividades, menor o risco de falhas humanas atrapalharem a sua operação. Portanto, não deixe de investir em softwares, ferramentas e máquinas para otimizar o trabalho da sua equipe. 

2. Cuide do espaço de armazenamento

Muitas pessoas acreditam que cuidar do espaço de armazenamento só é importante quando se trata de itens perecíveis. No entanto, manter o armazém limpo e bem organizado é essencial para todos os segmentos de mercado. Tomar os cuidados adequados com o estoque ajuda a evitar a perda de mercadorias, melhora a qualidade de vida no trabalho e favorece a produtividade. 

Saiba como evitar a perda de produtos no estoque.

3. Mapeie processos para melhora-los

Quando uma etapa apresenta falhas, isso pode prejudicar todo o fluxo de trabalho, atrasando entregas, prejudicando a qualidade das atividades e reduzindo a produtividade. Por esse motivo, empresas que querem crescer e se desenvolver no mercado devem estar sempre preocupadas em mapear e melhorar processos.

4. Integre as operações da empresa

De nada adianta otimizar processos se os setores da sua empresa trabalham de forma desconexa. Em vista disso, desenvolver operações integradas é fundamental para garantir a sinergia da equipe e a padronização de processos ao longo de todo o fluxo de trabalho. Isso é importante não só para manter a qualidade dos serviços prestados, como também para garantir um ambiente de trabalho seguro

Fazer o gerenciamento de processos do negócio é uma tarefa indispensável, mas que pode ser complicada. Entenda como o BPM pode ajudar você a melhorar a rotina de trabalho da sua empresa para conquistar melhores resultados. 

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