Gerenciamento de estoque para supermercados

estoque para supermercados

De grandes ou pequenas empresas, uma boa gestão de estoque é essencial. No entanto, quando falamos de muitos produtos diferentes, a organização do estoque torna-se ainda mais importante e difícil. É impossível pensar em segurança financeira, ou mesmo segurança do consumidor sem pensar em controle de estoque para supermercados.

Além de armazenar os produtos em condições adequadas para mantê-los intactos. Também é necessário cuidado para fazer o gerenciamento do estoque da melhor maneira possível. Isso evitará diversos prejuízos, como a perda de itens pelo vencimento dos prazos de validade ou queda nas vendas por indisponibilidade.

Estamos aqui para lhe dizer não apenas o que fazer, mas também como fazê-lo. Veja algumas dicas básicas para garantir um bom controle de estoque nos supermercados. 

Importância de um bom controle de estoque para supermercados

Antes de falar sobre dicas em si, é preciso ressaltar a importância de um bom controle de estoque. Esse processo em supermercados não se trata apenas de preparar produtos para oferecer aos clientes.

A gestão adequada não só garante que você não ficará sem os produtos mais buscados por seus clientes, mas que você oferecerá exatamente o que seu cliente deseja. Além disso, também consiste em manter um bom controle para evitar perdas por manuseio incorreto de produtos ou vencimento.

Muitos estabelecimentos operam com o chamado consumo interno, onde os itens dos armazéns são aplicados para limpeza ou produção de mercadorias próprias. Ter processos bem estabelecidos garante um bom controle de estoque e o bom andamento da rotina diária.

A seguir, listamos com mais detalhes cada uma das etapas que você pode implementar para fazer um bom controle de estoque.

1. Tenha um registro do fluxo de mercadorias

O primeiro passo para controlar a carga é entender o que entra e sai. O ideal é que você tenha um sistema onde os funcionários possam registrar essas movimentações, começando pela chegada dos produtos dos fornecedores.

Tão importante quanto saber o que e quando chegar em sua loja é saber o que está em promoção. Manter o sistema sempre sincronizado com histórico de saídas pode ser útil para sua estratégia de marketing. Existem softwares integrados para realizar esse atendimento sem nenhuma dificuldade.

2. Faça o inventário

Embora os programas internos sejam úteis, ainda podem ocorrer erros. Seu objetivo é manter as avarias no mínimo, para não deixar seu estoque se esgotar. Esse processo de catalogação garante que tudo seja registrado corretamente e que as correções sejam feitas antes que danos significativos sejam causados.

Para que o inventário seja bem sucedido, é necessário estabelecer uma frequência regular de execução, ter uma equipe treinada para isso e ter uma abordagem padronizada.

3. Calcule tudo com base em dados

Cada decisão que você toma sobre o controle de estoque de supermercado só é totalmente funcional se for baseada em dados. Isso significa, por exemplo, que para definir o que vale ou não a pena armazenar, é preciso entender o que é mais ou menos vendido.

Mesmo que seu mercado esteja apenas inaugurando, você pode encontrar informações relevantes. O primeiro passo é descobrir seu público-alvo: a partir daí, você poderá identificar os produtos mais procurados da região e começar a planejar sua próxima compra.

4. Conte com uma equipe confiável

Comprometimento e profissionalismo são necessários em todas as etapas do controle de estoque. Você precisa confiar nos funcionários responsáveis ​​pelo cadastro, catalogação, recebimento e distribuição dos produtos.

Idealmente, estabeleça um programa de treinamento para novos funcionários, incluindo o uso de procedimentos de supermercado e software de controle de estoque. Além disso, os funcionários mais velhos também devem passar por um programa de reciclagem. Outra ótima opção é que os funcionários estejam atentos aos padrões da loja mesmo em diferentes cargos e possam dar continuidade ao trabalho do dia a dia se necessário. É importante que toda a equipe esteja sempre na mesma página.

5. Preste atenção ao prazo de validade

Trabalhar com produtos perecíveis requer atenção especial ao prazo de validade. É muito importante que você e sua equipe fiquem atentos ao vencimento dos itens, desde o momento que eles são adquiridos com o fornecedor até a exposição na loja.

Registre as datas de validade junto com outras informações do produto. Caso contrário, você pode sofrer perdas significativas devido à falta de atenção. Quando essas datas se aproximam, aproveite para fazer uma promoção e atrair clientes, mas sempre tenha clareza sobre o motivo da oferta.

Uma forma muito simples de evitar perdas por caducidade é organizar os produtos de acordo com o modelo PEPS, ou seja, “first in, first out” (“primeiro a entrar, primeiro a sair” em português). Isso evita que os produtos fiquem em estoque e expirem antes de chegarem às prateleiras.

6. Compare o volume de negócios e o preço de custo

Os fornecedores também precisam atingir as metas de vendas e podem seduzi-lo com promoções. Em alguns casos, elas podem ser ótimas e realmente ajudar a manter os custos baixos, mas em outros não compensam. Para entender qual é a situação, você precisa saber a taxa de rotatividade do produto relevante.

Se você sabe que os itens demoram muito para sair, talvez não deva comprar mais de um de cada vez, já que eles ocupam espaço no estoque e podem até estar muito próximos da data de validade. Por outro lado, se o faturamento for bom, essa é uma boa oportunidade de lucrar mais com o mesmo produto.

7. Preste atenção às condições de armazenamento

Como dissemos no início do artigo, o controle de estoque nos supermercados também tem a ver com a segurança do cliente. Alguns produtos podem até estragar durante o prazo de validade, dependendo de como são armazenados. Outros, por outro lado, podem não estragar, mas perder suas características originais, podendo alterar seu sabor ou aparência.

Por exemplo, o vinho precisa ser armazenado em temperaturas relativamente baixas e longe da luz. Os vegetais também requerem condições especiais de armazenamento, em local fresco. Carne e peixe precisam ser refrigerados ou até mesmo congelados.É fundamental que você conheça as exigências para cada produto e garanta que elas sejam seguidas. 

Por isso, tenha certeza de que pode manter os produtos de forma adequada antes de oferecê-los para os seus clientes.

8. Ter estoque de emergência e estoque mínimo

Ao planejar e seguir todas essas dicas, é menos provável que o imprevisto aconteça e você se depare com a falta de estoque ou sem um determinado produto. Mas se você pode ter certeza, não será chamado de imprevisível, certo? Portanto, também é importante ter estoque de contingência no caso de um aumento repentino na demanda do produto.

Outra maneira de manter os níveis de produtos dentro dos limites de custo, é construir um estoque mínimo. Por exemplo, se a demanda por suco de laranja da Marca X for de 200 unidades por semana, estabeleça um estoque mínimo que garanta que você não fique sem esse produto até que mais unidades sejam entregues. Essa quantidade pode ser de 200, 400 ou 600 unidades, assim você não corre o risco de ficar sem produto mesmo que a demanda aumente ou os fornecedores atrasem.

9. Estoque de supermercados por canal de vendas

Atualmente, muitos mercados estão adotando sistemas de entrega de produtos, inclusive por meio de aplicativos de entrega. Se este for o seu caso, cuidado com o estoque!

O conselho aqui é separar o estoque por canal de vendas o máximo possível. Assim fica mais fácil garantir um bom atendimento aos clientes que vão até a sua loja física e aos que optam por comprar pelo site ou app, sem prejudicar nenhuma das partes.

10. Tenha vários fornecedores

Naturalmente, com o tempo, você desenvolverá relacionamentos mais confiáveis ​​e cooperativos com alguns de seus fornecedores. No entanto, deve-se tomar cuidado para não ter todo o seu estoque vinculado a um ou dois fornecedores.

Isso porque se algo der errado ou a entrega atrasar, ou mesmo um grande aumento de preço, você perderá dinheiro.

A recomendação neste caso é conhecer quem são os principais fornecedores dos produtos, ter uma lista com quais produtos eles trabalham. Desta forma você terá a quem recorrer caso haja algum problema com o fornecedor anterior.

A importância da automação no controle de estoque para supermercados

Como você deve ter notado, fazer o controle de estoque pode ser realmente desafiador para os gerentes. Portanto, contar com a automação é fundamental para o sucesso dessa tarefa, sem contar que também é possível reduzir o erro humano e otimizar o desempenho desse processo. Dito isso, você terá mais precisão e mais tempo para outras atividades.

O melhor de tudo é que, ao comprar um software de automação de estoque, você também pode melhorar a experiência de compra de seus clientes. Afinal, com um melhor controle de estoque, não faltarão itens no supermercado e você terá mais tempo para focar no desenvolvimento de sua estratégia de marketing.

Controle de estoque de supermercado: dicas finais

Cada uma dessas dicas pode ser aplicada como você achar melhor para sua instituição. Você é a pessoa que melhor conhece as possibilidades, fracassos e sucessos de sua loja. Analise o que faz sentido para a sua realidade e aplique da melhor forma possível.

No entanto, ressaltamos que é uma boa ideia usar as empilhadeiras, elas permitem organizar o estoque de forma mais eficiente. Com a melhor utilização do espaço, fica mais fácil encontrar os produtos e transitar pelo ambiente de armazenamento. 

Outra grande vantagem de ter uma empilhadeira no seu mercado é a economia de tempo da equipe e dinheiro, já que o seu trabalho é mais eficiente e econômico. 

Também é uma ótima opção para você que precisa movimentar materiais pesados ou em grande quantidade, evitando acidentes que o transporte de grandes cargas pode causar, garantindo, assim, a segurança dos trabalhadores.

Para garantir a organização e controle do seu estoque, as empilhadeiras são ótimas aliadas! Veja as vantagens de ter uma empilhadeira na sua empresa.

Menu