O que avaliar na hora de escolher uma empilhadeira?

Comprar empilhadeira

Empresas que desejam ter uma gestão de estoque de alto desempenho precisam investir em soluções logísticas para otimizar a performance da equipe de trabalho. Nesse sentido, as empilhadeiras são o recurso ideal porque permitem uma movimentação mais ágil e segura para sua operação. 

Escolher a empilhadeira ideal para o tipo de trabalho realizado na sua empresa é fundamental para garantir a produtividade da equipe, já que as características do equipamento estão diretamente relacionadas à gestão da qualidade e eficiência dos processos

As características da empilhadeira devem ser coerentes com as características do estoque. Mas o que avaliar nesses dois aspectos? Para ajudar você a tomar a decisão mais inteligente para o seu negócio, vamos falar sobre os principais pontos que devem ser avaliados na hora de escolher uma empilhadeira

O que avaliar na empilhadeira?

Para escolher a melhor empilhadeira para sua operação, é preciso avaliar as características do equipamento. Veja a seguir:

1. Capacidade do equipamento

A capacidade da empilhadeira é o primeiro ponto para analisar para identificar máquina mais adequada. A recomendação geral para empilhadeiras é que a carga transportada seja de 20% a 30% menor que a capacidade total indicada pelo fabricante. Vale destacar que a maioria das empilhadeiras perde capacidade de elevação de acordo com o peso da carga movimentada. 

2. Tipo de pneu

Existem diferentes tipos de pneu para empilhadeira, cada um com diferentes indicações. Entender a resistência desses componentes é fundamental para trabalhar com a máquina certa. Pneus maciços só podem ser operados em terrenos lisos para não danificar as outras peças da empilhadeira. Já os pneus pneumáticos são mais flexíveis e podem ser utilizados em pisos deformados. 

Saiba mais sobre os diferentes tipos de pneu para empilhadeiras.

3. Alimentação

As empilhadeiras possuem indicações para ambientes internos e externos. Empilhadeiras à combustão, por exemplo, emitem gases tóxicos que prejudicam a saúde dos colaboradores. Portanto, não podem trabalhar em locais fechados. Também não são recomendadas para locais próximos a outras atividades, já que emitem um alto nível de ruído.

Por outro lado, as empilhadeiras elétricas podem ser operadas em locais fechados, desde que longe da umidade e do calor em excesso. Além disso, são bastante silenciosas, por isso podem ser operadas em áreas perto do setor administrativo ou do atendimento ao cliente.

Outro ponto importante é o preço de abastecimento. Empilhadeiras à combustão dependem de gasolina, óleo diesel ou GLP (gás liquefeito de petróleo), combustíveis que podem ser bastante caros e que possuem alta flutuação de preços no mercado. Já as empilhadeiras elétricas demandam um longo tempo de carregamento e não podem ser utilizadas em ambientes com úmidos. 

4. Gastos com manutenção

Os gastos com uma empilhadeira não se resumem ao valor pago na aquisição do equipamento. Em vista disso, é essencial avaliar os gastos com manutenção antes de fazer a compra. Procure saber quanto é uma revisão preventiva, qual a frequência ideal para trocar os componentes, qual o preço e quanto de fluido a empilhadeira precisa. 

Conheça a importância da troca periódica de peças.

5. Tamanho da máquina e tipo de movimentação

O raio de giro, a altura máxima de elevação, o tipo de pallets utilizados e o tipo de torres montadas interferem muito na capacidade da empilhadeira operar. Se você precisa de uma máquina compacta que realize movimentos precisos, o ideal é investir em uma empilhadeira elétrica. Mas se você precisa de uma máquina robusta e com maior capacidade de carga, pode investir em uma empilhadeira à combustão.

O que avaliar no espaço de armazenamento?

Além das características da empilhadeira, é preciso avaliar o espaço de armazenamento. Confira o que avaliar:

1. Características do ambiente

As características do ambiente de armazenagem podem limitar o funcionamento da empilhadeira. Se o estoque é muito estreito ou se a altura do vão de passagem é inadequada, o operador não consegue trabalhar com a máquina sem esbarrar nas paredes, nas prateleiras ou em outras estruturas próximas. 

Como explicado acima, ambientes internos requerem empilhadeiras mais silenciosas e não poluentes, para não comprometer a saúde e o bem estar dos trabalhadores da empresa. Conheça outras boas práticas de segurança para estoques e depósitos

2. Estrutura de armazenagem

A estrutura da armazenagem interfere diretamente na escolha da empilhadeira. A partir das características do ambiente de estoque, é possível definir a necessidade de elevação da máquina e o tipo de movimentação necessária. Quanto mais verticalizado o estoque, maior a elevação necessária. Quanto mais frágeis as estruturas de armazenagem, mais precisa deve ser a movimentação do equipamento. 

3. Características da mercadoria movimentada

Na hora de escolher uma máquina para movimentar mercadorias, é preciso analisar mais do que apenas o peso e o volume. A fragilidade dos produtos também é extremamente importante, já que itens mais delicados requerem uma movimentação mais precisa, logo não combinam com empilhadeiras muito robustas. 

Que tal melhorar a logística da sua empresa ainda hoje? Conheça a empilhadeira Paletrans PT1654, uma máquina elétrica patolada com tração e elevação acionadas eletricamente.

Menu