BPM: como fazer o gerenciamento de processos de negócio

Business Process Management

Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem de gestão que busca otimizar processos na empresa para obter um fluxo de trabalho mais produtivo e eficiente. Trata-se de um conjunto de práticas que oferecem mais transparência para a operação, permitem realizar um controle administrativo mais ágil e ainda reduzem os custos para a empresa.

Neste artigo, você vai descobrir como o BPM pode ajudar você a melhorar a rotina de trabalho da sua empresa para conquistar melhores resultados. 

 

Como o BPM é aplicado em uma organização?

Existem muitas maneiras de aplicar BPM no seu modelo de negócio. A melhor forma de começar é fazendo perguntas sobre o processo para entender como as coisas acontecem dentro da empresa:

  • Quais são seus objetivos?
  • Qual é o fluxo do processo?
  • Quem são seus clientes ou partes interessadas?
  • Como medimos o sucesso?
  • Quem influencia nosso processo (interno)?
  • Temos lacunas ou problemas que precisam ser resolvidos, como gargalos, problemas de desempenho ou atrasos?

Em seguida, é necessário dividir diferentes processos em partes menores para identificar as falhas e encontrar pontos que podem ser aprimorados. A prioridade aqui é facilitar a análise de processos, o mapeamento de negócios e o mapeamento de dados. Outro ponto importante é que os diferentes departamentos da empresa devem trabalhar juntos para que a melhoria do processo seja bem-sucedida.

 

Ciclo de vida do BPM

O BPM é dividido em nove áreas de conhecimento:

  • Modelagem de Processos.
  • Análise de Processos.
  • Desenho de Processos.
  • Implementação de Processos.
  • Gerenciamento do Desempenho dos Processos.
  • Transformação de Processos.
  • Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócios.
  • Organização de Gerenciamento de Processos.
  • Gerenciamento de Processos Corporativos.

No entanto, para aplicar essa abordagem dentro de uma organização, é preciso utilizar uma ordem de ações interligadas ou ciclo de vida. O ciclo do Gerenciamento de Processos de Negócio possui seis etapas. Confira a seguir:

 

1. Planejamento e Alinhamento Estratégico

A primeira etapa do BPM inicia-se com a definição clara dos objetivos organizacionais e com o estabelecimento de uma estratégia coerente com os resultados desejados. Depois disso, é feita uma análise para verificar quais são os processos da companhia e definir quais serão os pilares do seu projeto. Por fim, são definidas as metas a serem alcançadas e o cronograma que facilitará o acompanhamento da evolução.

 

2. Análise de Processos

Em seguida é realizada uma análise da estrutura organizacional, tecnologia, recursos humanos e financiamento. Todos esses fatores devem ser investigados para verificar em que aspectos há possibilidades de melhoria dos processos. Assim, é possível alcançar os objetivos organizacionais definidos anteriormente.

 

3. Desenho de Processos

Dentro desta etapa, são determinadas as ações necessárias para a mudança dos processos da empresa e seus impactos no ambiente organizacional. É o momento de fazer simulações e protótipos com base em diferentes cenários para decidir quais transformações são adequadas para a operação da empresa. Vale destacar que nem sempre há uma solução perfeita, por isso é importante escolher o que mais atende às demandas do fluxo de trabalho.

Conheça os principais tipos de estoque utilizados no mercado e saiba qual é o que mais se encaixa na sua empresa.

 

4. Implantação dos Processos

É hora de colocar em prática tudo o que foi definido nas etapas anteriores. Existem dois tipos de implantação de processos: sistêmica e não sistêmica. A implantação sistêmica acontece com o auxílio de tecnologias e softwares específicos. Já a implantação não sistêmica não conta com esse tipo de suporte. Independente da forma como as mudanças serão incorporadas no fluxo de trabalho, é importante reduzir ao máximo o impacto no dia a dia dos colaboradores da empresa.

 

5. Monitoramento dos Processos

Nenhuma ação pode de fato ser considerada uma melhoria sem o acompanhamento contínuo dos resultados. Por isso, é preciso monitorar os indicadores de desempenho dos processos para verificar se houve algum desvio. Caso os resultados esperados não sejam alcançados, é preciso rever os processos novamente. 

 

6. Refinamento de Processos

Diante dos resultados, é necessário aprimorar os processos adotados para aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade de vida da equipe de trabalho. Vale destacar que o refinamento das estratégias só é possível quando os resultados são positivos, por isso é importante fazer mudanças de base quando os novos processos não se encaixam de forma correta. 

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