O que você precisa saber para trabalhar com dropshipping

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Cada vez mais consumidores compram pela internet. Segundo o índice MCC-ENET, o setor de brasileiro de e-commerce cresceu 73,88% em 2020. O índice foi desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie. Nesse mercado, um modelo de negócio que vem se tornando popular é o dropshipping. Neste artigo, você vai entender como funciona e saiba como você pode ser um bom fornecedor nesse segmento. 

 

O que é dropshipping

Dropshipping é um modelo de negócio virtual baseado no e-commerce. Depois do cliente fechar a compra, a loja encaminha o pedido para um fornecedor externo, que envia o produto em nome da empresa. 

No dropshipping, toda a responsabilidade de estoque, embalagem e logística fica por conta do fornecedor. Para as lojas menores, esse modelo de negócio é extremamente vantajoso pelo baixo investimento inicial necessário para lançar o e-commerce no mercado. Para os fornecedores, a vantagem é não precisar se preocupar com manutenção de site, com campanhas de marketing B2C ou com atendimento ao público. 

Quem trabalha com esse tipo de negócio precisa não só ter excelentes parceiros, como também saber cultivar esse relacionamento ao longo do tempo de operação.

 

Como ser um fornecedor de sucesso com dropshipping

Ser um fornecedor de sucesso trabalhando com dropshipping pode ser um grande desafio. É preciso ter muita organização e jogo de cintura para conquistar boas parcerias e manter um fluxo de trabalho sustentável. 

A dica mais importante para trabalhar com dropshipping é manter um bom relacionamento com os parceiros de negócio, sejam eles fornecedores ou vendedores. Imagine que você tem uma fábrica que produz cosméticos para diferentes marcas. Se o seu fornecedor atrasar a entrega das embalagens, você provavelmente corre o risco de atrasar a entrega dos produtos finais. Assim, é necessário informar as lojas parceiras da nova previsão de entrega para que os vendedores possam se preparar. 

Como o sucesso da operação depende muito desse relacionamento, é essencial manter um canal de comunicação transparente e contínuo. Isso não só garante o bom andamento dos processos, como constrói a sua reputação para futuras parcerias.

Além disso, é importante ter uma boa organização de estoque. O alinhamento com as lojas é essencial para não vender mais produtos do que a sua empresa consegue entregar. Você pode utilizar ferramentas online para sincronizar o seu estoque com o catálogo de produtos, assim você reduz o risco de atrasar as entregas. 

Entenda porque o controle de estoque é tão importante para empresas.

 

4 dicas valiosas para uma boa gestão de estoque

Um dos maiores desafios do dropshipping é administrar o estoque de acordo com as vendas. Por isso, selecionamos algumas dicas valiosas para você otimizar a sua gestão. Confira a seguir:

1. Escolha um modelo que faça sentido para sua empresa

Existem diferentes formas de classificar e organizar o estoque, e nem todas farão sentido para a sua empresa. Para escolher um modelo coerente com seus processos, é necessário analisar bem o modelo de negócio da sua empresa, a movimentação dos itens ao longo de um determinado período e o fluxo de trabalho desde a chegada até a saída dos produtos.

 

2. Padronize processos e construa um ciclo de melhoria contínua

A falta de padronização dos processos causa muitas falhas tanto na produção quanto na prestação de serviços. Por isso, é importante criar e manter um fluxo de trabalho adequado para a realidade da sua empresa. Padronizar processos ajuda você a mapear em qual etapa estão acontecendo os erros e os atrasos e a melhorar continuamente os fluxos de trabalho. 

Conheça o ciclo PDCA e saiba como aplicar na sua empresa.

 

3. Invista em boas ferramentas de trabalho

Investir em boas ferramentas de trabalho significa investir na produtividade, na segurança e no bem-estar da equipe. Use a tecnologia a seu favor e dê preferência para softwares e equipamentos automatizados para facilitar o dia a dia dos seus colaboradores. Dessa forma, você economiza tempo e seus funcionários conseguem entregar mais tarefas em menos tempo.

Se você está na dúvida, confira alguns indícios de que chegou o momento de investir em uma empilhadeira para sua empresa. 

 

4. Tenha uma equipe bem treinada

Uma equipe bem treinada é a chave para o bom desenvolvimento de qualquer negócio. Identificar tendências do mercado que valem a pena para a empresa é uma habilidade valiosa que é essencial para garantir a melhoria dos processos. Por isso, é indispensável contratar bons profissionais e investir no treinamento e na capacitação para manter os colaboradores atualizados. 

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