Conheça a Logística 4.0

Logística 4.0

A logística é parte fundamental de qualquer negócio. Ela garante a eficiência dos processos dentro de uma empresa e gerencia a armazenagem, transporte e todas as movimentações de produtos e matéria-prima. 

O processo logístico influencia desde o funcionamento interno de uma companhia até a experiência do cliente. Por isso, é fundamental que se tenha uma estratégia de logística muito bem estruturada e organizada. 

Existem diferentes tipos de logística que podem ser aplicadas no mercado, dentre elas a logística 4.0. Neste texto, vamos falar sobre essa prática, mostrar suas vantagens, desafios, como aplicá-la e as principais tecnologias usadas. 

O que é logística 4.0?

Assim como a indústria, a logística também evoluiu para acompanhar os passos do mercado. A logística 4.0 é um desdobramento da quarta revolução industrial, que trouxe a indústria 4.0. Ela consiste na melhora, automatização e eficiência de processos como uso de máquinas, recursos tecnológicos e dados, utilizando sistemas como inteligência das coisas, Big Data e inteligências artificiais. 

 A logística 4.0 busca a otimização dos processos e tomadas de decisão, por meio desses recursos. Ela visa a redução de custos e aumento da velocidade dos procedimentos, ou seja, aperfeiçoamento. 

É importante lembrar que para o bom funcionamento desse processo de administração é preciso manter também toda a cadeia de suprimentos (supply chain) integrada às necessidades. 

Entenda um pouco mais sobre como se deu a evolução da indústria e da logística.

Evolução da Logística

A evolução da logística está diretamente ligada à evolução da indústria, ou seja, às chamadas Revoluções Industriais. 

  • Revolução 1.0: A indústria 1.0 foi a que deu início a produção com máquinas a vapor. 
  • Revolução 2.0: Nesse período mais tecnologias foram implementadas na indústria e teve início a produção em escala.
  • Revolução 3.0: Ocorreu uma grande evolução tecnológica e o advento da internet e com isso a logística começou a ser mais automatizada também. 
  • Revolução 4.0: O uso de dados, tecnologias e a conexão são os pontos-chave da indústria neste período atual e, assim, a logística segue a mesma linha de evolução.

7 vantagens da logística 4.0

Implementar a logística 4.0 em uma empresa gera benefícios diversos que ajudam o negócio a crescer, cumprindo com os objetivos que esse modelo se propõe.  

1. Alta conectividade

Com o foco em implementar a tecnologia nos negócios uma das grandes vantagens da utilização da logística 4.0 só poderia ser a alta conectividade que se desenvolve dentro da empresa. 

Por meio do uso de aparatos, como sistemas e softwares, o funcionamento da indústria trabalha todo integrado entre si, em prol de efetuar e entregar o melhor processo possível. 

2. Informações em abundância e em tempo real 

Por meio da alta conectividade e sincronicidade de sistemas se tem todas as informações relevantes para o funcionamento e andamento da empresa em tempo real. O acesso aos dados melhora o gerenciamento de toda a logística, uma vez que é possível acessar todos os materiais necessários de forma rápida e precisa. 

3. Redução de perdas

A gestão de estoque é muito eficiente com a logística 4.0 e assim as perdas, tanto de matéria-prima quanto de produtos, são bem menores. Isso ocorre, pois o controle de armazenagem é maior. Além disso, o inventário também é mais assertivo e eficiente. Com a soma desses fatores os extravios e perdas por outros motivos, como prazo de validade vencido, por exemplo, são menores. 

4. Operações eficazes

Como visto esse é um dos objetivos centrais da logística 4.0 e é um dos principais benefícios que se obtém ao adotar esse sistema. A alta conectividade, a integração da empresa e o acesso aos dados é o que ajuda nesse processo.  

5.  Clientes mais satisfeitos

Uma logística bem estruturada garante uma melhor experiência do cliente, uma vez que o estoque é mais organizado, a comunicação entre os setores flui de forma clara e os atrasos e erros são menores. 

Conheça a logística reversa. 

6.  Análise de dados precisa

Com o maior volume de informações ao qual se tem acesso, a análise de dados também se torna melhor. Através do estudo das informações é possível desenvolver estratégias mais eficientes e também aprimorar as que necessitam de melhora. 

7. Redução de custos 

A otimização dos processos e redução de perdas gera uma redução dos custos operacionais e assim a empresa consegue ser mais ativa e competitiva no mercado. 

Desafios da logística 4.0

Apesar de todas as vantagens que a logística 4.0 oferece, essa é uma estratégia que envolve muitas tecnologias e algumas ainda não são tão comuns no cotidiano das empresas. Por isso, existem alguns desafios que acompanham esse modelo de gerência. 

1. Custo de implementação

O primeiro obstáculo a ser destacado na adoção da logística 4.0 em uma empresa é o custo de implantação elevado. Por utilizar grande número de recursos tecnológicos modernos, esse sistema tem um custo considerável de instalação. 

2. Infraestrutura

Além do alto investimento nas tecnologias é preciso ter uma infraestrutura adequada que suporte a nova administração.  É necessário ter uma conexão de qualidade com a internet e os equipamentos necessários à gestão. 

3. Mudança da cultura organizacional

Um dos principais desafios de implementar a logística 4.0 em um negócio é a mudança de cultura organizacional da empresa. A adoção da nova gestão requer que ocorram transformações em toda a estrutura de organização. Isso requer a contribuição de todos os colaboradores, que precisam estar dispostos a modificarem sua forma de trabalho. 

4. Qualificação dos funcionários 

Além de ter funcionários dispostos a contribuir com as mudanças, também é necessário que eles estejam qualificados para lidar com as novas tecnologias. Para isso, é preciso oferecer treinamentos para a equipe e/ou buscar profissionais especializados. 

Entenda como o blockchain pode ser usado na logística. 

Como funciona a logística 4.0 em uma empresa 

Agora que você já descobriu os bons motivos pelos quais você deve apostar na implementação da logística 4.0 e também pôde observar algumas das dificuldades que existem no caminho é hora de descobrir como aplicá-la nos negócios.

 Um processo logístico é composto por diversas partes, que devem funcionar em rede, interligadas, na logística 4.0. Assim, para aplicar essa forma de administração é necessário investir em soluções, sistemas e materiais que possibilitem e facilitem essa integração. 

A logística 4.0 deve atuar da área de armazenagem ao transporte de uma organização. Um ponto fundamental é que ela deve ser sempre uma técnica que evolui e nunca fica estacionada no mesmo lugar por muito tempo. 

6 tecnologias utilizadas na logística 4.0

A logística 4.0 é baseada em tecnologias que visam facilitar e otimizar os processos dentro de uma empresa. Conheça agora as principais tecnologias que são integradas nesse processo. 

1. Internet das coisas 

A internet das coisas, também conhecida como IoT, conecta objetos e utensílios do cotidiano à rede e faz com que esses funcionem de maneira autônoma de acordo com as programações dos sistemas. Ela atua na integração em conectividade de processos, máquinas e pessoas. 

2. Inteligência artificial 

A inteligência artificial, ou IA, permite com que as máquinas tomem suas decisões, possibilita atendimento personalizado a cada cliente, a otimização constante dos processos e ajuda a evitar problemas. 

3. Big Data

A logística 4.0 trabalha muito com dados e com isso o Big Data é quase indispensável na estratégia. Esse conjunto de dados e informações em grande volume e velocidade de tempo ajuda muito no monitoramento da empresa. 

4. Machine learning

O machine learning é o aprendizado das máquinas por conta própria, o que permite uma análise mais precisa dos dados, além da conectividade. 

5. Digital Twin  

Digital twin consiste na criação de uma réplica digital de um produto, a fim de que este seja analisado e avaliado em todos os quesitos, como o de mudanças e projeções futuras. Dentro da logística, o gêmeo digital ajuda na eficiência dos processos. 

6. Cloud Computing

Computação em nuvem é um sistema fundamental dentro da estratégia de logística 4.0. Essa tecnologia permite o armazenamento e compartilhamento de dados de forma mais rápida e segura através da internet.  

Para ajudar na missão de manter uma boa gestão de estoque, o Lojão da Empilhadeira desenvolveu uma exclusiva planilha de cotação de compras. Baixe gratuitamente e organize seu gerenciamento.   

 

Menu