Como melhorar a logística para e-commerce

Logística para e-commerce

Nos dias atuais os e-commerces fazem um imenso sucesso. A praticidade e a comodidade conquistaram muitas pessoas que se sentem confortáveis em fazer compras sem precisar sair de casa. Nos últimos anos, com a pandemia, os comércios virtuais foram de grande auxílio e com isso tiveram aumento em seus números. 

Para melhorar toda a jornada de compra dos usuários em suas compras online é necessário ter um processo logístico muito bem estruturado, como em qualquer negócio. A logística envolve da armazenagem a distribuição de produtos e pode fazer toda a diferença na experiência dos clientes. Entenda melhor como isso funciona.

As lojas virtuais precisam ter uma cadeia de suprimentos e um processo logístico eficiente e organizado para evitar problemas. Quer descobrir porque a logística é tão importante e dicas de como aplicá-la da melhor maneira na sua empresa? Acompanhe a leitura. 

Importância da logística no e-commerce

A logística é a base do funcionamento da loja virtual, é através dela que você irá estruturar suas ofertas de produto e principalmente a entrega aos seus clientes.

Ter uma boa logística de e-commerce evita que ocorram falhas no processo de vendas, desde o momento que a loja recebe um pedido até a hora que ele é entregue ao comprador. Quando existe demora na entrega, erros nas encomendas e fretes com preços muito altos, por exemplo, os clientes podem se tornar detratores da sua marca. 

A logística trabalha para que nenhum desses problemas ocorram, proporcionando a satisfação dos seus consumidores, e também para reduzir custos e aprimorar o gerenciamento da loja.  

10 dicas para melhorar a logística do seu e-commerce

Para ter um processo logístico otimizado é preciso implementar algumas ações e trabalhar no aperfeiçoamento de outras práticas. O primeiro passo é organizá-lo, definindo etapas, responsáveis e ações necessárias em cada uma delas, além dos prazos.

 Separamos algumas dicas para te ajudar a melhorar a logística do seu e-commerce. 

1. Tenha um estoque bem organizado

Algo fundamental para uma boa logística é o controle de estoque. Saber tudo que entra e sai do seu armazenamento, além da quantidade de produtos disponíveis e as condições em que eles se encontram é primordial para o seu e-commerce. 

Um estoque bem gerenciado vai ajudar a saber com mais certeza os produtos disponíveis para a venda e com pronta entrega e também o que precisa ser reposto. Além disso, vai dar mais eficiência e evitar erros no processo de picking e packing

2. Otimize seus processos de picking e packing 

O picking e o packing devem ser bem executados para evitar erros no fechamento dos pedidos. Os processos de apanhar os itens, embalar e conferir podem ser aprimorados no quesito tempo e praticidade para ajudar na logística. 

Existem algumas ações que você pode efetuar para otimizar o picking e o packing, conheça algumas ideias. 

3. Utilize um software de gestão

A tecnologia é uma peça fundamental na logística. Utilizando um software de gestão você pode integrar sua empresa inteira. Além da gestão ficar mais simplificada e otimizada, o sistema de gerenciamento auxiliará a evitar falhas. 

O sistema ERP, Planejamento de Recursos Empresariais (em português), pode ser uma ótima aquisição para o seu e-commerce. 

4. Tenha uma boa gestão de transporte

Outro ponto de atenção ao se pensar na logística para e-commerce é o transporte. Escolha meios de transporte condizentes com seu produto e modelo de negócio. Além disso, é fundamental optar por empresas confiáveis e responsáveis para transportar suas mercadorias e entregá-las no prazo para o cliente final. 

5. Promova condições especiais de frete

O frete é sempre uma questão que dá o que falar, isso porque os valores podem ficar muito altos e desestimular a compra fazendo com que o cliente abandone o carrinho. 

Faça cotações de frete que tenham um bom custo-benefício para você e para os compradores. Além disso, oferecer condições especiais, como frete grátis ou fixo, são ações que agradam os clientes.

6. Acompanhe o envio

Além de disponibilizar meios para que seus clientes acompanhem todo o trajeto de seus pedidos até a chegada a seus destinos você deve monitorá-lo também. 

Rastrear os produtos quando eles saem para a entrega é uma forma de verificar se as mercadorias estão chegando para os compradores dentro dos prazos estipulados. É também um meio de saber se ocorreu algum problema no transporte e interferir, se for necessário. Até que o produto seja entregue ao consumidor final, você é o responsável por ele!

7. Seja realista com os prazos 

Tudo bem querer oferecer uma entrega rápida como diferencial do seu e-commerce, mas você precisa cumprir com o que promete! Por isso, seja realista com seus prazos de entrega. 

É melhor entregar uma mercadoria antes do prazo previsto gerando satisfação do cliente ao recebê-lo, do que com atraso, que pode ocasionar na perda do cliente. 

8. Utilize operadores Fulfillment

O fulfillment é um termo que se refere ao processo logístico e pode ser também uma forma de terceirização de estoque. Ele envolve do recebimento do pedido até o pós-venda, depois que o pedido é entregue.  

Existem empresas especializadas no fulfillment e alguns marketplaces oferecem serviços próprios de fulfillment. Como vantagem esse processo não necessita que você faça muitos investimentos na logística, apenas na gestão de estoque, os outros processos serão realizados pela empresa contratada. 

9. Invista na logística reversa

Apostar na logística reversa é uma ótima forma de melhorar a logística do seu e-commerce. Esse processo ocorre quando é necessário que sejam feitas devoluções de produtos à loja, em ocasiões em que o pedido é entregue ao cliente com algum problema. 

Muitas vezes as empresas não investem nessa parte e têm processos complicados e ineficientes de logística reversa, portanto desenvolver essa área pode ser um diferencial da sua loja virtual. 

Entenda tudo o que você precisa saber sobre a logística reversa.  

10. Monitore os dados

O monitoramento de dados é importante para saber como está a eficiência do processo logístico do seu e-commerce. Por isso, é importante ter o máximo de informações registradas, para tal é fundamental o uso de um sistema de gestão integrado. 

Você pode medir indicadores-chave de performance (KPI) de cumprimento de prazos e tempo de processamento, por exemplo. Através da análise de dados é possível saber o que precisa ser melhorado. 

Desafios da logística de e-commerce

Existem algumas questões que podem representar um desafio para que a logística do seu e-commerce funcione perfeitamente. 

1. Falta de investimento 

A logística é uma parte da empresa que requer um bom valor de orçamento e também necessita de uma constante atualização de processos e recursos. Além de investir em soluções criativas para outras áreas do e-commerce é primordial que se adote estratégias de logística modernas. Isso fará com que toda a empresa fique em sincronia e evitará consequências negativas, como a insatisfação e perda de clientes. 

Uma forma de melhorar a logística da sua empresa é através da logística 4.0. Conheça mais sobre ela.

2. Logística reversa

Como você viu anteriormente, o investimento em logística reversa pode ser o grande diferencial do seu negócio, mas essa prática ainda se configura como um problema difícil de administrar. 

Não é raro que os consumidores solicitem trocas dos produtos adquiridos em e-commerce. Por isso, a loja precisa ter uma boa estrutura de logística reversa para atender seus clientes. 

3. Falhas de comunicação

Dentro do e-commerce as falhas de comunicação com o cliente que envolvem o processo logístico são várias, como indisponibilidade de produtos, endereçamento errado, problemas com o pagamento, dificuldades de rastreio dos produtos, configurando mais um desafio para que o processo logístico seja bem sucedido. 

 Como você viu é preciso apostar em novas ferramentas no mundo da logística. Você já ouviu falar em blockchain? Conheça essa tecnologia e seus efeitos na logística. 

 

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