Os efeitos do blockchain na logística

blockchain na logística

Quando falamos em blockchain, é comum pensarmos nos bitcoins, a criptomoeda mais famosa do mundo. No entanto, a tecnologia por trás da moeda possui uma infinidade de outras aplicações que vão muito além do mundo financeiro. A verdade é que existe um grande impacto do blockchain na logística.

A tecnologia blockchain é uma forma transparente, segura e eficiente de gerenciar dados e realizar operações. Por ser descentralizado, o blockchain permite transações seguras sem a necessidade de terceiros. As transações são verificadas por meio de uma rede de nós que usa hash criptográfico para criar um registro imutável de eventos. Como tal, o blockchain tem o potencial de revolucionar a logística, reduzindo custos e melhorando a transparência e a segurança.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o blockchain e as aplicações dessa tecnologia para a logística. 

 

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia de contabilidade distribuída que permite transações seguras, transparentes e à prova de adulteração. Isso a torna a escolha perfeita para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, pois pode ser usado para rastrear produtos ao longo de todo o processo. 

Trata-se de um livro digital descentralizado, distribuído e público que é usado para registrar transações em muitos computadores para que o registro não possa ser alterado retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes e o conluio dos nós da rede. Dessa forma, a tecnologia blockchain cria um sistema de confiança no qual os participantes podem interagir sem a necessidade de terceiros. 

O blockchain tem o potencial de revolucionar a logística, eliminando a necessidade de intermediários no gerenciamento da cadeia de suprimentos, simplificando processos e melhorando a transparência.

 

Como funciona o blockchain

Blockchain é uma cadeia contínua de registros digitais que são criados, gerenciados e atualizados por meio de uma rede ponto a ponto, todos executados por computadores, sem autoridade central. Cada bloco na cadeia contém um registro de dados. Cada blockchain é protegido por um sistema de chave pública-privada – um método pelo qual diferentes usuários podem se identificar. Embora cada chave tenha uma identidade diferente, as chaves são “distribuídas aleatoriamente, mantidas em um local offline criptograficamente seguro e nunca atribuídas a um ser humano real”.

A tecnologia Blockchain tem um enorme potencial para mudar a forma como as mercadorias são comercializadas em todo o mundo. O comércio eletrônico é um dos maiores defensores do blockchain. No entanto, existem muitos outros usos importantes e igualmente aplicáveis ​​do blockchain na logística e no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Por exemplo, as empresas farmacêuticas estão interessadas em usar blockchain para reduzir o tempo necessário para aprovar um medicamento antes que ele possa ser lançado no mercado. A questão é: como você configura uma rede blockchain? É surpreendentemente simples configurar uma rede blockchain. A tecnologia requer um pequeno grupo de computadores conectados. Depois disso, qualquer pessoa com um smartphone pode se tornar membro e ingressar na rede.

blockchain na logística

Criptomoedas e blockchain

Criptomoedas são moedas digitais que usam o blockchain. Este é o exemplo mais conhecido dessa tecnologia! As criptomoedas mais conhecidas são bitcoin e Ether. O bitcoin foi uma das primeiras criptomoedas de sucesso, e cada transação realizada é registrada no blockchain.

A quantidade total de criptomoedas em circulação não é conhecida. No entanto, muitos especialistas prevêem que seja na casa dos bilhões. A maioria das moedas digitais não requer uma autoridade central para validar transações. Os usuários geralmente compram e vendem criptomoedas com dinheiro tradicional – geralmente moeda fiduciária. 

 

3 aplicações práticas do blockchain na logística

Conheça três maneiras pelas quais o blockchain vai transformar a logística. 

1. Gestão da cadeia de abastecimento

Blockchains também têm o potencial de simplificar o gerenciamento da cadeia de suprimentos e melhorar a eficiência das redes globais da cadeia de suprimentos. A forma mais popular de blockchain hoje é uma cadeia de registros conhecida como livro-razão distribuído. No gerenciamento da cadeia de suprimentos, um registro de blockchain é uma lista de registros que são duplicados e armazenados em vários locais para melhorar a precisão dos dados e aumentar a segurança.

2. Sistemas de pagamento mais rápidos e seguros

A tecnologia Blockchain também tem o potencial de mudar a forma como pagamos pelos produtos. PayPal é um nome familiar no mundo das finanças e também está envolvido no desenvolvimento de blockchain. Com um sistema de pagamento tradicional, cada parte na transação precisa criar um sistema de identificação e verificação exclusivo para que cada transação seja autorizada. Toda vez que há uma nova transação em um negócio, cada parte precisa criar um novo sistema de identidade e verificação.

Usando blockchain, cada pessoa envolvida na transação é capaz de validar que o comprador é quem diz ser e que o vendedor é legalmente capaz de vender as mercadorias. Em uma blockchain, todos na transação só precisam saber que a transação foi registrada na blockchain. Não há necessidade de validação de ID ou de um sistema de verificação redundante e complexo.

3. Contratos inteligentes

Blockchain também é uma tecnologia interessante para contratos inteligentes. A ideia principal é que, em vez de usar programação de computadores ou contratos tradicionais, as transações possam ser automatizadas por contratos inteligentes. Se um contrato inteligente for executado com sucesso, isso deve acontecer. No entanto, se um contrato inteligente falhar, o código do computador detectará automaticamente a causa da falha e substituirá o contrato para realizar o restante da transação.

Na última contagem, havia mais de 40 startups de blockchain com potencial para revolucionar o gerenciamento da cadeia de suprimentos. As inovações na tecnologia estão ocorrendo em ritmo acelerado, e os especialistas preveem que ela será usada na cadeia de suprimentos até o ano de 2025.

A tecnologia é uma aliada poderosa para otimizar as operações logísticas de qualquer empresa. Você conhece os sistemas do tipo Enterprise Resource Planning? Esse tipo de software corporativo pode transformar a forma como você gerencia operações e atualiza dados na sua empresa. Saiba mais sobre os sistemas ERP e saiba como avaliar se a sua empresa precisa de um.

Menu