O que ISO e ABNT significam para a gestão logística?

ISO e ABNT

Quem atua na área de gestão logística certamente já ouviu falar em ISO e ABNT. As normas dessas instituições regulamentam processos empresariais nas mais variadas áreas do mercado. Essa regulamentação possibilita a padronização de atividades laborais para otimizar a segurança e a produtividade. 

Neste artigo, você vai entender o que significam as siglas ISO e ABNT e por que essas organizações são tão importantes para a gestão logística. 

 

O que significam as siglas ISO e ABNT?

A sigla ISO significa International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normalização. É uma instituição internacional que desenvolve e promove projetos em 163 países. A organização atua na padronização de produtos e serviços oferecidos em diferentes áreas.

Esse trabalho é realizado através de certificações que garantem a adequação dos seus processos de trabalho da empresa aos padrões estabelecidos pelas normas. Ter um certificado ISO é comprovar que sua empresa é capaz de realizar um serviço confiável. Por isso, cada certificação é um forte diferencial comercial.

Já a ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, entidade responsável por padronizar normas em diversos setores. Na área acadêmica, por exemplo, fala-se muito em ABNT para formatação de trabalhos como dissertações, monografias e memoriais descritivos. Mas a instituição faz muito mais que isso! No Brasil, a ABNT é uma das mais fortes representantes da ISO. 

As regulamentações da ISO e da ABNT são específicas de acordo com as áreas de atuação. Conhecer as normas que padronizam ações no seu nicho de mercado é fundamental para garantir o bom andamento dos mais diversos processos na empresa. 

Por conta dessa padronização de processos realizada pela organização, a sigla ISO caiu no vocabulário popular como sinônimo das orientações técnicas para um modelo ideal de gestão.

 

Por que ISO e ABNT são tão importantes para a logística?

Apesar das normas serem bastante discutidas nas áreas de logística e gestão, muitos gestores não compreendem a importância da International Organization for Standardization e da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A verdade é que as diretrizes propostas por essas instituições são extremamente vantajosas para empresas que querem se desenvolver e ganhar destaque no mercado. Para a logística, essas normas são importantes para garantir a segurança das mercadorias movimentadas e armazenadas.

Além disso, as orientações permitem aumentar a segurança das operações e diminuir os riscos que prejudicam o rendimento da empresa. Como resultado, há um aumento na produtividade, na qualidade das entregas e na satisfação do cliente.

Vale lembrar que as diretrizes da ISSO também contribuem para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da empresa, o que interfere diretamente nos índices de retenção de trabalhadores. 

 

Principais normas de logística da ISO

Entre as diferentes normas da ISO, três pontos se destacam quando se trata de gestão logística. A seguir, você vai ver como a ISO 28000, a ISO 9001 e a ISO 30300 impactam nos processos de trabalho da sua empresa.

1. ISO 28000

No Brasil, a ISO 28000 surgiu em 2010. Esse conjunto de normas regulamenta um “Sistema de Gestão da Segurança da Cadeia Logística”, o que otimiza os processos de empresas que lidam com processos de movimentação de mercadorias.

Trata-se de um manual de processos de transporte para evitar a perda de produtos e minimizar as chances de acidente no local de trabalho. A ISO 28000 assegura que a sua empresa saiba planejar uma estratégia de segurança que faça sentido para o ritmo de trabalho da equipe. Além disso, essas diretrizes auxiliam na projeção e no gerenciamento de riscos

2. ISO 9001

A ISO 9001 é a mais conhecida por diferentes setores do mercado. Elaborado pelo Comitê Técnico Qyality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176), esse conjunto de regras é responsável pelos Sistemas de Gestão de Qualidade. 

As diretrizes foram propostas para garantir para os clientes que os serviços prestados são realizados com qualidade e segurança. A ISO 9001 tem foco na satisfação do cliente e na melhoria contínua de processos, além da agilidade no fluxo de trabalho. 

3. ISO 30300

A ISO 30300 é o conjunto de orientações que normatiza a gestão de documentos para que as empresas trabalhem de forma mais organizada. Isso inclui utilizar sistemas de gestão de documentos e arquivos, também conhecidos como SGDAs. 

Organizar dados e armazenar arquivos são tarefas que fazem parte da gestão do conhecimento. Realiza-las de forma correta é essencial para evitar que informações importantes se percam dentro da empresa. 

Quer promover um ambiente de trabalho mais produtivo e organizado? Saiba como realizar o gerenciamento de processos do negócio.

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