Como limpar a empilhadeira de forma correta

Como limpar empilhadeira

As empilhadeiras são equipamentos de trabalho pesado que agilizam a operação da sua empresa e tornam o trabalho da equipe mais produtivo. Cuidar dessas máquinas da maneira correta é fundamental para conservá-las por mais tempo, evitando manutenções corretivas e prevenindo acidentes de trabalho. Muitos gestores têm dúvidas sobre como limpar a empilhadeira de forma certa. Para ajudar você, selecionamos os principais cuidados que você deve ter com a limpeza da sua máquina. 

 

Por que é importante limpar a empilhadeira?

As empilhadeiras são máquinas que facilitam o dia a dia da sua empresa. Como qualquer outro equipamento de trabalho, essas máquinas precisam de uma atenção especial para garantir seu bom desempenho e evitar acidentes de trabalho. 

Entre esses cuidados, a limpeza é certamente um dos mais importantes. Além de oferecer um ambiente de trabalho mais confortável para seus funcionários, limpar a empilhadeira é importante para prevenir a propagação de doenças. 

Outro ponto importante é que a falta de limpeza pode prejudicar o desempenho da empilhadeira, aumentando o consumo de combustível ou de bateria e diminuindo seu tempo de vida útil. Ademais, um desempenho prejudicado afeta também a segurança dos trabalhadores, porque favorece a ocorrência de acidentes de trabalho. 

 

Limpeza de empilhadeira: cuidado com a contaminação cruzada

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a contaminação cruzada acontece quando agentes patógenos são transmitidos de uma superfície à outra. Assim, objetos contaminados podem comprometer a integridade de outros objetos caso entrem em contato. 

Existem três tipos de contaminação cruzada:

  • Contaminação biológica: ocorre a partir de um agente biológico, como bactérias, fungos e vírus. 
  • Contaminação física: ocorre a partir de um agente físico, como partículas de sujeira e óleos. 
  • Contaminação química: ocorre a partir de um produto que causa reação química, como corrosão e oxidação.

Evitar a contaminação cruzada deve ser um dos maiores cuidados na hora de realizar a limpeza de uma empilhadeira. E isso acontece por dois motivos. Em primeiro lugar, porque a liberação de substâncias liberadas no ambiente pode danificar a empilhadeira. E em segundo, porque nem todos os componentes da máquina podem ser higienizados com o mesmo produto, e o uso de substâncias inadequadas pode comprometer o funcionamento das peças. 

 

Como limpar a empilhadeira para prevenção do Covid-19

A pandemia do Covid-19 transformou o mundo. Com as novas necessidades de prevenção da doença, os protocolos de trabalho sofreram mudanças para garantir a proteção dos trabalhadores. Nesse sentido, o trabalho com empilhadeiras também adotou novas medidas de segurança, especialmente na limpeza dos equipamentos. 

Apesar do vírus não sobreviver por muito tempo sem um hospedeiro humano, ele permanece em superfícies plásticas e metálicas por até 72h, e em superfícies de papelão por até 24h. Portanto, higienizar o interior da empilhadeira é fundamental para prevenir a propagação de doenças. 

Você pode utilizar uma flanela específica e álcool 70% em um borrifador para realizar a limpeza. Confira a seguir os itens que devem ser higienizados na cabine da máquina:

  • Alavancas de operação
  • Alavancas na barra da direção
  • Assento
  • Barras de apoio
  • Chave de partida
  • Cinto de segurança
  • Descanso de braço
  • Direção
  • Painel
  • Tapetes

Você sabe o que é projeção e gerenciamento de riscos? Saiba como essa estratégia pode ajudar você a criar um ambiente de trabalho mais seguro e aumentar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

3 dicas de como limpar a empilhadeira

Quer saber como limpar a sua empilhadeira de forma correta? Siga essas três dicas:

1. Mantenha uma frequência de limpeza

Manter uma frequência de limpeza é o primeiro passo. Quando se espera muito para higienizar a empilhadeira, a sujeira se acumula nas superfícies e orifícios do equipamento, prejudicando o desempenho da máquina e tornando a próxima limpeza bem mais difícil e trabalhosa. A higienização da cabine deve ser realizada a cada troca de operador. Para os demais componentes, o ideal é limpar todo mês. 

2. Utilize produtos adequados

Um dos maiores erros na hora de limpar uma empilhadeira é utilizar produtos de limpeza doméstica. Muitos desses produtos contêm agentes bastante agressivos que podem danificar alguns componentes da máquina. Por isso, o recomendado é utilizar produtos específicos para limpeza automotiva, que são mais adequados para fazer a higienização da empilhadeira.

3. Siga as recomendações do fabricante

Seguir as recomendações do fabricante é a dica de ouro para todos os cuidados com a sua empilhadeira. Com a limpeza, não é diferente. O manual da máquina foi criado para orientar os usuários a utilizar o equipamento de forma segura e conservá-lo por mais tempo. Portanto, não deixe de seguir as instruções da marca para limpar e manusear as empilhadeiras.

Curtiu esse conteúdo e quer saber como conservar o seu equipamento por mais tempo? Conheça a importância da troca periódica de peças da empilhadeira.

Menu