Como montar um planejamento de distribuição

Como montar um planejamento de distribuição

A distribuição logística é o ramo da administração que trabalha com o abastecimento de produtos e mercadorias nas mais diversas etapas de fabricação e venda. Essa gestão precisa ser bastante estratégica para garantir que não falte insumos em nenhum elo da cadeia de distribuição. 

Por isso, fazer um bom planejamento de distribuição é essencial para o bom andamento dos processos da sua empresa. A seguir, você vai descobrir porque essa estratégia é tão importante e como colocá-la em prática de forma eficiente. 

 

Por que fazer um planejamento de distribuição?

O planejamento de distribuição também é conhecido como DRP, sigla que significa distribution requirements planning. Essa é a base de toda a operação logística de uma empresa. 

O planejamento de distribuição é um sistema de relações de produtos e serviços que as empresas de distribuição usam para planejar e organizar sua política de distribuição, seja para parceiros comerciais ou para o consumidor final. É toda a movimentação dos insumos que a sua empresa oferece. 

Um estoque cheio não é garantir de cliente satisfeito. É preciso realizar entregas com qualidade dentro do prazo estipulado. E nada disso é possível sem uma boa organização por parte do gestor. Por isso, criar um planejamento de distribuição ajudar você a oferecer um atendimento mais eficiente para fortalecer não só a reputação no mercado como também as relações comerciais da empresa. 

Curva 123, ABC, PQR e XYZ: entenda como essas diferentes análises auxiliam a setorizar e categorizar o estoque. 

 

Como montar um planejamento de distribuição eficiente

Quer fazer um bom planejamento de distribuição para sua empresa, mas não sabe como? Veja a seguir um passo a passo. 

1. Trabalhe com uma base de dados confiável

Para fazer um bom planejamento de distribuição, é preciso ter informações precisas sobre tudo que acontece na empresa. Assim, é fundamental manter a base de dados atualizada e fácil de acessar. 

Vale lembrar que, embora as planilhas sejam ótimas ferramentas para controlar diferentes aspectos da sua empresa, nem sempre são a melhor forma de controlar a logística da operação. Por isso, se você trabalha com números altos e precisa fazer um controle de estoque em diferentes destinos de distribuição, o ideal é investir em um sistema específico para automatizar esses processos e aumentar a confiabilidade das informações obtidas. 

Tenha em mente que contar com a tecnologia é a melhor forma de aumentar a produtividade da equipe e diminuir as possibilidades de erro. Saiba como identificar o melhor momento para investir em uma empilhadeira

2. Faça o levantamento de todos os dados necessários

Não é possível tomar boas decisões sem ter todo o conhecimento sobre a situação. Por conta disso, um bom planejamento de distribuição começa com a apuração de dados. 

Faça um levantamento detalhado sobre o que será distribuído, quais as rotas possíveis, quem é responsável pelo transporte, quem receberá os insumos, quais os possíveis riscos e quais as condições necessárias para um transporte seguro. Todas essas informações são necessárias para organizar a distribuição dos insumos de forma eficiente.  

3. Planeje a distribuição dos insumos passo a passo

O planejamento de distribuição possui muitos passos, desde a separação do material até a chegada no local de destino. Por isso, é importante planejar cada etapa com cuidado, por menor que seja. Isso permite uma organização mais clara de todos os processos de distribuição e previne erros simples que podem prejudicar o transporte e a entrega. 

Nesta fase do planejamento, é importante determinar e notificar os responsáveis por cada etapa, assim o gestor sabe quem deve ser cobrado em caso de qualquer problema. Essa sistematização facilita a otimização dos procedimentos padrões para obter um fluxo de trabalho mais produtivo. 

4. Realize o acompanhamento do transporte

Não adianta criar o melhor planejamento de distribuição que o mercado já viu se não há acompanhamento do transporte. Portanto, certifique-se de estar sempre atualizado sobre o status da entrega e informe o receptor de quaisquer mudanças importantes.

Lembre-se de que imprevistos podem acontecer, por isso é importante manter um bom canal de comunicação com quem deve receber as mercadorias. Acompanhe a rota, avise de possíveis atrasos e confira se as mercadorias chegaram sem avarias no destino.

Quer melhorar a logística da sua empresa? Saiba como fazer o Gerenciamento de Processos do Negócio.

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