Segurança de estoque: como garantir sem perder produtividade

segurança de estoque

Quando você administra um negócio que lida com grandes quantidades de estoque e equipamentos, pode ser difícil proteger tudo contra roubo e danos. Se as pessoas erradas interferirem na sua operação, elas podem causar sérios danos financeiros, colocando sua empresa em risco e custando dinheiro que você não pode perder. É importante levar a sério a segurança de estoque para evitar possíveis problemas que possam surgir.

Selecionamos algumas dicas práticas para ajudá-lo a proteger seus bens e equipamentos, para que você saiba que eles estão seguros enquanto esperam para serem vendidos. Continue lendo para saber mais sobre essas dicas e como elas podem ajudá-lo a manter seu estoque sempre seguro.

 

3 dicas para evitar a perda de produtos no estoque

1. Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado

Em empresas que lidam com grandes quantidades de equipamentos e estoques, é comum o  espaço ficar mais bagunçado do que os outros. E é preciso tomar cuidado para evitar o caos!

Um espaço bagunçado torna muito mais difícil para os colaboradores trabalharem, o que prejudica a experiência do cliente no final. Além disso, quando o ambiente está sujo e desorganizado, seu negócio fica mais propenso a coisas como roubo ou danos a funcionários. 

Portanto, manter o estoque limpo e organizado é fundamental para o bom andamento do seu negócio! Assim você tem facilidade para encontrar o que precisa, pode controlar melhor a movimentação de itens e reduz a perda de produtos armazenados. 

2. Utilize metodologias eficientes para gerenciar o estoque

Quando se trata de proteger mercadorias, a coisa mais importante que você pode fazer é usar um processo eficiente de gerenciamento de estoque. Existem diferentes metodologias para controlar as mercadorias e os equipamentos guardados, e a mais adequada para a sua empresa depende das demandas da sua operação. 

Administrar o inventário pode ser um desafio, mas é uma tarefa que não pode ser negligenciada porque resulta em grandes prejuízos financeiros. É indispensável ter controle sobre informações como a entrada e a saída dos materiais, a frequência de limpeza, a setorização e a categorização de produtos. E vale lembrar que, se você tem um processo eficiente, não precisa perder tempo e energia com atividades desnecessárias.

3. Controle a movimentação de mercadorias e de equipamentos

É impossível falar em gestão e segurança de estoque sem falar em controle de movimentação. Entradas e saídas não monitoradas facilitam roubos e furtos de mercadorias, além de prejudicar a verificação das datas de validade no caso de produtos perecíveis. Além disso, se alguém não autorizado tiver acesso à sua loja, pode causar muitos danos e roubar muitas mercadorias. 

É por isso que é importante que você tenha um controle rigoroso sobre a movimentação de mercadorias dentro de seu depósito e entre as diversas áreas de armazenamento. Como regra geral, você só deve permitir que pessoas autorizadas movimentem itens devidamente inscritos no seu sistema de controle. Além disso, qualquer transação deve ser registrada, para que você tenha uma trilha de auditoria escrita que mostre o que foi movido quando e para onde foi enviado.

 

5 dicas de segurança contra roubos e furtos

A segurança do estoque pode ser difícil de gerenciar, especialmente quando você tem muitos produtos para acompanhar no armazenamento. Aqui estão algumas maneiras de garantir que a segurança do seu depósito esteja correta, bem como dicas para proteger seus equipamentos.

1. Crie um plano de segurança para seu depósito

O primeiro passo para garantir a proteção do seu depósito é criar um plano de segurança. Isso vai ajudar você a identificar ameaças e problemas em potencial que podem prejudicar a sua operação. Mais além, o plano de segurança também vai orientar você sobre o que fazer em caso de roubo, furto e perda de mercadorias e equipamentos dentro do estoque.

2. Tranque seu depósito e restrinja o acesso aos itens

Seu depósito só deve ser desbloqueado por membros de sua equipe autorizados a mexer nas mercadorias e nos equipamentos de trabalho. Para isso é preciso criar regras para orientar a movimentação de seu estoque. Você pode investir em fechaduras com senha ou leitor biométrico, cartões de passe e câmeras de segurança para controlar melhor quem está mexendo no depósito. 

Outro ponto importante é criar métodos para registrar todas as transações. O ideal é apostar em um bom sistema de gestão do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) para concentrar todas as informações em um só lugar.

3. Mantenha seu pessoal informado 

A capacitação e o treinamento da equipe devem ser prioridade para a sua gestão de estoque. Nenhuma melhoria é possível se a sua equipe não está devidamente  orientada para conduzir a operação da melhor forma. 

Seus funcionários precisam ser informados sobre as medidas de segurança que você tem em vigor para proteger o estoque. Desta forma, todos sabem exatamente o que fazer para evitar danos aos produtos armazenados. 

4. Instale um sistema de alarme

Um sistema de alarme o ajudará a seguir as regras de controle de movimento e acesso ao depósito. Nesse caso, apenas funcionários com a chave de acesso podem entrar e sair do estoque. Assim, você pode ter certeza de que não existem ameaças à segurança e que seu estoque está protegido o tempo todo.

5. Invista em boas telas de proteção

Investir em uma boa infraestrutura de trabalho é fundamental para qualquer negócio, independentemente do segmento de mercado. Quando falamos de proteger o estoque, é preciso adquirir telas de qualidade para setorizar o espaço de armazenamento e garantir a segurança das mercadorias e dos equipamentos. Vale lembrar que as diretrizes da Norma Regulamentadora 12 orientam sobre os procedimentos para utilizar e armazenar máquinas e ferramentas de trabalho. Assim, proteger seus produtos de forma correta também significa estar em conformidade com as leis. 

Este texto foi desenvolvido pela Telas Guará, empresa especializada em soluções de cercamento inteligentes para garantir a segurança dos seus projetos. 

Menu