5 vantagens da empilhadeira retrátil

empilhadeira retrátil

As empilhadeiras são equipamentos necessários em diversos setores. Podem ser usadas em fábricas, depósitos, estoques, construções, portos. O fato é que elas ajudam na organização e otimização de processos, contribuem para a logística e são de grande ajuda no transporte de cargas, principalmente as mais pesadas. 

Você já sabe que o mundo das empilhadeiras é vasto, e cada modelo apresenta características diferentes e serve a finalidades distintas. Existem as elétricas, as a combustão, as que suportam muito peso ou pouco, indústriais e off roads. Sem essas máquinas, o trabalho nessa série de ambientes mencionados seria bem mais complicado.

Dentro do universo das empilhadeiras está a empilhadeira retrátil, um ótimo investimento para sua empresa. Quer saber mais sobre as características e vantagens dessa máquina? Acompanhe a leitura!

 

O que é uma empilhadeira retrátil?

A empilhadeira retrátil é um tipo de empilhadeira que possui movimentação lateral, o operador trabalha nesta posição, e tem como principal característica o fato de ocupar espaços menores. O nome retrátil se dá pela capacidade de fazer movimentos de retração e avanço com a torre (mastro). Além disso, ela apanha os paletes sem que a patola passe por baixo deles.

Elas são o modelo ideal para se usar em corredores operacionais apertados, uma vez que podem trabalhar em um ambiente de até 2,8 metros. Além disso, a elevação do mastro pode atingir alturas em torno de 10 a 12 metros, a depender do modelo. Servem para o transporte, organização, carga e descarga.

Vantagens da empilhadeira retrátil

Você viu como uma empilhadeira retrátil funciona e quais são seus usos indicados. Conheça agora alguns dos benefícios que esse equipamento apresenta.

1. Produtividade

A primeira vantagem que vamos destacar é a alta produtividade que a empilhadeira retrátil oferece. Isso se dá por conta da alta velocidade em que opera, em uma faixa de aproximadamente 12 km/h a 14 km/h, permitindo rápidos deslocamentos. 

Além disso, essas máquinas possuem altímetros, equipamentos que permitem a regulação da altura e pré-programar a elevação, o que faz com que o operador não precise utilizar várias vezes o comando.   

2. Equipamento elétrico

Esse equipamento também está bem atualizado nas pautas ambientais, preservação e emissão de poluentes, isso porque se trata de uma máquina elétrica. Ao utilizar a eletricidade como fonte de energia para se mover, a empilhadeira retrátil não libera CO2 e gases poluentes no ar. 

Tal aspecto é uma grande vantagem pois além de contribuir com a natureza, possibilita com que a empilhadeira possa ser usada em locais fechados e ajuda a preservar a saúde dos funcionários.

3. Silêncio

Além de não emitir poluição atmosférica, outro bônus da empilhadeira retrátil elétrica é a ausência de poluição sonora. Isso mesmo, o equipamento quase não emite ruídos.

Esses equipamentos silenciosos proporcionam um ambiente de trabalho mais agradável, confortável e produtivo. Os barulhos excessivos e ruídos produzidos pelas máquinas podem ser estressantes e desconfortáveis, além de prejudicar a realização de atividades administrativas e de atendimento ao cliente.

4. Segurança

A segurança é uma das primeiras coisas que precisam ser pensadas em qualquer processo. Garantir a segurança dos funcionários, equipamentos e mercadorias é fundamental, afinal acidentes envolvendo qualquer um desses agentes representam impacto no ambiente de trabalho e na produtividade. 

A empilhadeira retrátil conta com alguns equipamentos que proporcionam mais segurança no trabalho do operador, das pessoas ao redor, da máquina e dos produtos.

Ao identificar que o condutor está se preparando para realizar uma curva a empilhadeira reduz automaticamente a velocidade. Tal medida contribuiu para evitar, por exemplo, um tombamento, entre outras formas de acidentes. 

Por serem equipamentos extremamente silenciosos, como mencionado, é difícil identificar a presença da empilhadeira. Por isso, ela possui um acessório chamado de blue point, uma luz azul que é emitida como forma de sinalização da movimentação da empilhadeira. Ela mostra às outras pessoas que estejam no caminho que a máquina está se movimento para que estas saiam do caminho, o que pode evitar um atropelamento, entre outros acidentes. 

5. Operação em pouco espaço

A preocupação com a otimização do espaço faz com que cada pedacinho do ambiente seja ocupado da forma mais funcional possível. Mas a funcionalidade também inclui a circulação dentro do lugar, não adianta ter filas e mais filas de prateleiras se não der para passar entre elas.

A montagem do corredor operacional é um aspecto que precisa ser muito bem pensado. Com uma empilhadeira retrátil o seu corredor pode ter um tamanho mais reduzido, já que, como já falado, essas máquinas operam em espaços mais apertados, por onde uma empilhadeira convencional não consegue transitar. Assim, é possível ter um espaço otimizado projetado com corredores operacionais que atendam as dimensões da empilhadeira retrátil. 

Vale a pena investir em uma empilhadeira retrátil?

Depois de ver todas as vantagens que uma empilhadeira retrátil oferece é fácil afirmar que sim, vale a pena investir em uma dessas.

Se você busca por uma forma de otimizar o layout do seu depósito, estoque ou armazém, mas para isso precisa reduzir os corredores operacionais e seus equipamentos não suportam a mudança, a empilhadeira retrátil pode ser a solução dos seus problemas. 

Além disso, se busca com essas transformações manter ou aumentar a produtividade, mais uma vez esse tipo de empilhadeira se mostra útil e funcional. 

Como escolher a empilhadeira retrátil?

1. Configuração do ambiente 

A primeira coisa que você precisa pensar para escolher o melhor modelo de empilhadeira retrátil é  sobre as características do espaço. Como é o funcionamento do lugar, estudar o layout, altura que a empilhadeira precisará alcançar e mais detalhes.

2. Características da empilhadeira

Considere as características da empilhadeira antes de escolher o modelo. Avalie qual altura o mastro alcança, quais as dimensões, velocidade, capacidade de carga e outras características.

3. Pense no orçamento

Pense também no valor do investimento que você deseja e pode fazer. Analise seu orçamento e pesquise pelos modelos de preço mais acessíveis e que atendam às suas necessidades. Não esqueça de considerar também os custos de manutenção.

Além da empilhadeira retrátil, uma ótima forma de melhorar a logística da sua empresa é por meio do planejamento. Baixe nossa planilha de controle de estoque e organize-se

Menu