Como preparar o estoque para Black Friday

como preparar o estoque para a Black Friday

Black Friday é uma das épocas mais movimentadas, tanto para lojas que vendem para o consumidor final, quanto para os fornecedores. Se você está planejando participar desse dia de promoções, deve estar preparado para lidar com uma demanda de trabalho dobrada e com um estoque que pode ser quase que totalmente esgotado. Assim, muitos gestores têm dúvidas de como preparar o estoque para Black Friday.

Criar um planejamento para essa e outras datas comerciais pode ser bastante desafiador. Por isso, selecionamos cinco dicas para se planejar para uma das datas comerciais mais importantes do ano.

 

Black Friday no Brasil

A Black Friday é uma das datas comerciais mais importantes do ano. É um dia de promoções que cai sempre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças comemorado nos Estados Unidos. 

Aqui no Brasil, a Black Friday começou em 2010 e desde então tem cada vez mais aderência das empresas. De acordo com o relatório da Neotrust/Compre&Confie, as vendas passaram de 5,1 bilhões de reais em 2020, faturamento 31% maior que o do ano anterior.

Além da Black Friday, a Cyber Monday também é importante para o comércio. Comemorada na segunda-feira seguinte à Black Friday, a data é conhecida pelos descontos oferecidos pelos e-commerces. Em 2020, a Cyber Monday teve um faturamento superior a 700 milhões de reais, um aumento de quase 42% em relação a 2019.

 

5 dicas de como preparar o estoque para Black Friday

1. Analise o potencial de cada produto para as vendas de Black Friday

Na hora de criar uma promoção para a Black Friday, dois pontos de vista são mais populares. Enquanto alguns gestores acreditam que é melhor oferecer um desconto para movimentar os produtos que vendem pouco, existem aqueles que acreditam que é melhor ganhar pelo volume com os produtos que já vendem muito. E não existe resposta certa!

Por isso, é fundamental analisar o que vale mais a pena. Você pode analisar o que foi feito pela concorrência nos anos anteriores e até mesmo fazer um benchmarking com outras empresas do mesmo segmento de diferentes regiões do Brasil.

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2. Identifique a melhor estratégia para a oferta

Existem diferentes estratégias para alavancar suas vendas na Black Friday, e escolher a melhor opção pode fazer toda a diferença para os seus resultados. Por isso, é importante estudar o tipo de público com que você vai trabalhar para entender qual a melhor abordagem.

Veja a seguir alguns exemplos de estratégias para a Black Friday:

  • Cupom de desconto
  • Pague X, leve Y
  • Desconto na segunda unidade
  • Compre X, ganhe um brinde
  • Combos promocionais

3. Monte uma promoção coerente com o que a sua empresa pode oferecer

Ao tentar competir com os grandes nomes do mercado, muitos gestores se empolgam demais com os descontos em épocas de grande movimentação comercial como a Black Friday. Como resultado, as empresas deixam de ganhar dinheiro por tentar oferecer preços baixos demais.

Porém, é importante montar uma promoção coerente com o que a sua empresa pode oferecer, independente das ofertas dos grandes concorrentes. Se a sua empresa não consegue dar um desconto tão grande, tente compensar com outros benefícios, como brindes, combos e direito a participação em sorteios. Dessa forma, você consegue participar do dia de promoções sem deixar de faturar.

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4. Antecipe o número de vendas de forma realista

Superestimar é bastante as vendas pode ser bastante perigoso, afinal, a última coisa que você quer é ficar agarrado com um estoque cheio de produtos não vendidos. Por outro lado, subestimar as vendas vai fazer você perder muitas oportunidades de negócio por falta de produto para oferecer ao público. 

Um dos grandes erros que os gestores cometem na hora de preparar o estoque para a Black Friday é fazer uma previsão de vendas que não condiz com a realidade. Para evitar que isso não aconteça, é essencial estudar o mercado antes de adquirir os itens para o estoque.

5. Faça a cotação e a ordem de compra com antecedência

Essa dica parece um pouco óbvia, mas é sempre importante! É preciso ter em mente que seus fornecedores atendem a diversas outras empresas que também podem participar da Black Friday. Por isso, fazer a cotação e gerar a ordem de compra em cima da hora não só prejudica o seu relacionamento com os fornecedores como pode fazer com que sua empresa fique sem produtos para repor o estoque

Esse tipo de problema pode ser evitado com bastante planejamento e organização. O preparo para a Black Friday sempre deve começar com no mínimo um mês de antecedência. 

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