Como a falta de logística pode prejudicar o trabalho nas indústrias

logística

A logística é um conjunto de técnicas, métodos e estratégias para otimizar o transporte e a movimentação de itens. Essas atividades compõem uma parte fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ao longo do tempo, o estudo da logística evoluiu para se tornar um fator decisivo para o crescimento dos negócios no mercado.

Atualmente, a logística envolve diferentes departamentos de uma empresa, como o comercial, o financeiro, o de suprimentos, o de operações, entre outros. Por isso, é necessário estudar as possibilidades e elaborar estratégias para otimizar o trabalho da equipe produtiva. Um planejamento logístico inteligente consegue fazer toda a diferença nas operações no dia a dia.

Saiba qual é a importância da logística para as indústrias e veja como a falta dela pode prejudicar o trabalho no dia a dia da empresa.

 

O que é logística industrial

A logística está relacionada à movimentação e ao transporte de matérias-primas, produtos, ferramentas e equipamentos. Dentro desta área, há estudos sobre gestão de estoque, armazenamento, sistemas de produção, otimização de processos e fluxo de trabalho. Suas estratégias podem ser utilizadas em diferentes setores do mercado. 

A logística industrial se preocupa em aperfeiçoar a aquisição, a armazenagem, a movimentação, o transporte e a distribuição de itens nos processos de produção específicos das indústrias. Esse é um conjunto de ações que têm impacto direto na atividade de compra do consumidor final. Afinal, as estratégias utilizadas para aumentar a qualidade da produção, evitar o desperdício de matéria-prima e reduzir os riscos de dano no transporte também contribuem para mudar a experiência do cliente.

Além disso, as melhorias aplicadas na produção da empresa transformam o dia a dia dos funcionários, otimizando as condições de vida no trabalho. Desta forma, é possível aumentar a produtividade, reduzir a incidência de problemas e também os custos.

 

5 problemas da falta de logística nas indústrias

Veja a seguir os principais problemas que a falta de logística e suas falhas podem causar no processo de produção das indústrias.

  1. Atrasos na produção

Um dos principais objetivos da logística industrial é aumentar a produtividade da equipe. Ter um fluxo de trabalho ultrapassado e pouco eficaz resulta em movimentações desnecessárias e restringe a performance dos trabalhadores. Consequentemente, acontecem os atrasos na produção.

Assim, a logística nos processos de trabalho melhora a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores, ajuda a empresa a evitar quebras de contrato e a aumentar a sua lucratividade.

  1. Perda de controle da qualidade

O controle de qualidade pode ser um grande desafio para produções em larga escala. É um desafio ainda maior quando a logística da empresa é falha. A armazenagem da matéria-prima, o transporte de insumos e os cuidados da linha de montagem, por exemplo, são afetados pela falta de logística. 

Por isso, é fundamental ter um planejamento do processo de produção a fim de manter o controle sobre os produtos finais. Afinal de contas, a satisfação do consumidor é o que mantém sua empresa em atividade no mercado.

  1. Danos nos insumos

Aliados à perda de controle da qualidade, os danos nos insumos acontecem quando os processos de movimentação e transporte dos produtos da empresa são desleixados. Além de custar muito para a empresa, esse tipo de problema acaba prejudicando os próprios trabalhadores da produção. 

Por esses motivos, é necessário investir em ferramentas e tecnologias para automatizar esses processos e mover a carga com mais segurança. As empilhadeiras, por exemplo, são excelentes para organizar o estoque sem danificar os produtos.

  1. Desperdício de materiais

O desperdício de materiais é, possivelmente, o maior problema desta lista. Como já falamos aqui, a logística é uma área que também se preocupa com a armazenagem correta dos materiais. Isso significa desenvolver estratégias para prolongar a vida útil dos itens em estoque. 

Regulagem de temperatura, abrigo de luz, proteção contra poeira, redução de umidade e controle de estabilidade da pilha são alguns dos cuidados da armazenagem que evitam o desperdício de materiais.

  1. Acidentes de trabalho

A má organização do estoque e dos outros ambientes de trabalho devido a falta de logística pode prejudicar a segurança dos trabalhadores. Pilhas instáveis, produtos em locais perigosos e a má circulação de pessoas são alguns dos problemas que poderiam ser evitados com um planejamento logístico eficiente. 

Pensar na segurança do trabalho é função da empresa. Lembre-se de que é sempre melhor prevenir acidentes do que ter que lidar com as consequências depois. Criar uma cultura de logística eficiente e capacitar os funcionários para atuar com segurança é um investimento no bem-estar do ambiente de trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Descubra também 5 metodologias de gestão de estoque que você precisa conhecer.

Menu